Cerca de 22 mil inscritos no PIS (Programa de Integração Social) ou no Pasep (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público), nascidos em agosto, começam a receber o abono salarial. Com o pagamento, apenas em Mato Grosso do Sul serão liberados R$ 18,107 milhões. Em todo o país, será inserida a soma de R$ 1,4 bilhão a 1,6 milhão de beneficiários.
Começou na quinta-feira (15) o pagamento do abono do calendário 2019/2020, e pode ser sacado até dia 30 de junho de 2020. Tem direito ao benefício o trabalhador inscrito no PIS ou no Pasep há, pelo menos, cinco anos e que tenha trabalhado formalmente por pelo menos 30 dias, em 2018, com remuneração mensal média de até dois salários-mínimos.
Os titulares de conta individual na CEF (Caixa Econômica Federal), com cadastro atualizado e movimentação na conta, recebem o crédito de forma automática. O trabalhador com inscrição no Pasep recebe o pagamento no Banco do Brasil. É necessário ainda que os dados estejam corretamente informados pelo empregador na Rais (Relação Anual de Informações Sociais), ano- -base 2018. O valor poderá ser consultado no aplicativo Caixa Trabalhador, no site da Caixa (www.caixa. gov.br/PIS) ou pelo Atendimento Caixa ao Cidadão: 0800-726-0207. (Amanda Amorim)