Ministério da Saúde doa novas ambulâncias para Samu

Homem morre em grave acidente na Guaicurus
Ministério da Saúde

Ministério da Saúde realizou doação para reforçar a frota 

O Ministério da Saúde doou para a Prefeitura de Campo Grande quatro novas ambulâncias do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), do tipo furgão Sprinter Mercedes-Benz, para reforçar a frota e o atendimento municipal. O termo de doação foi publicado no DOU (Diário Oficial da União) na segunda-feira (12) e a entrega dos veículos foi feita na manhã de ontem (16), pelo prefeito Marquinhos Trad, durante ação em saúde promovida pela Sesau (Secretaria Municipal de Saúde Pública) na Praça Ary Coelho, em comemoração aos 120 anos da Capital. As ambulâncias são oriundas de licitação lançada em 2018 pelo Ministério da Saúde e teve investimento de aproximadamente R$ 690 mil.

Durante o ato de entrega, o prefeito Marquinhos Trad lembrou que no início da gestão, em 2017, o Samu estava operando apenas com quatro ambulâncias. “Quando assumimos o serviço apenas quatro ambulâncias estavam rodando e hoje estamos conseguindo manter toda a frota operacional. Isso é fruto de articulação junto ao Ministério da Saúde”, disse. Até o fim deste ano, a prefeitura deve adquirir mais sete ambulâncias, sendo pagas com recursos próprios, substituindo então as que estão em desuso ou com defeitos.

Segundo a coordenadora do Samu Regional Campo Grande, Maithe Vendas Galhardo, o serviço conta com 13 veículos atualmente, sendo 3 avançadas e 10 básicas, além de duas motolâncias. A coordenadora ainda afirmou que momentaneamente três viaturas encontram-se baixadas em razão de colisões e duas estão em manutenção, mas que em breve retornarão sem custos. Portanto, o serviço dispõe de cinco viaturas básicas e três avançadas estão operacionais. Com o reforço das novas quatro viaturas, ao todo serão 12 viaturas rodando.

No ano passado, o Samu chegou a sofrer pela falta de veículos em condições para rodar na cidade. A maior parte da frota era antiga e precisava parar constantemente para reparos, deixando o serviço com poucas unidades disponíveis para a tender a população.

De acordo com o secretário Municipal de Saúde, José Mauro Filho, a recente renovação da frota do Samu Campo Grande proporcionará a substituição das viaturas que não apresentam mais condições operacionais para o atendimento em rua.

De janeiro a julho deste ano, o Samu 192 Campo Grande recebeu mais de 242 mil ligações e realizou cerca de 21 mil deslocamentos.

(Dayane Medina e Raiane Carneiro)

Veja Mais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *