Queimadas: IBAMA e PF realizam operação no MT

Agentes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Renováveis (Ibama) e da Polícia Federal (PF) realizaram na manhã desta quarta-feira (28), a operação “Siriema” voltada para o combate ao desmatamento e as queimadas que ocorrem no Estado de Mato Grosso.

A ação, teve início na terra indígena Areões, na região leste do Estado, na divisa com Goiás. A área que é habitada pelos povos Xavantes, e segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), é a maior no número de focos de incêndio em Mato Grosso. Fontes oficiais afirmam, sem citar números, que o fogo já consumiu quase a totalidade da reserva, que tem 219 mil hectares.

Por telefone, o presidente da Federação dos Povos Indígenas de MT Fepoimt, o xavante Crisantô Rudzö, afirmou que essas operações devem ser acompanhadas com “todo cuidado” pela sociedade e povos indígenas. “Os xavantes estão cada vez mais cercados por fazendas e muitos estão de olho nas nossas terras indígenas”, afirmou. Segundo ele, todos os anos acontecem queimadas, mas “este ano é uma situação atípica”.

Segundo fontes oficiais, na operação Siriema, caminhões e tratores foram encontrados na reserva. Também, já derrubadas, foram encontradas toras de árvores como ipês e jatobás prontas para serem carregadas. (Jéssica Vitória com informações da Istoé)

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.