Nesta segunda-feira (19), acontece a primeira Superlua de 2024. O fenômeno pode ser observado hoje pela noite no céu e ocorre porque a Lua cheia está no ponto mais próximo da Terra, o perigeu.
Devido a essas condições na órbita, a lua parece mais brilhante e maior, sendo uma ótima oportunidade para observa-lá e apreciar. A superlua poderá ser vista em todo país e as condições metereológicas locais devem estar sem nebulosidade para conseguir a visualização
Cotidianamente, a distância da Lua até a Terra fica em torno de 384 mil quilômetros, já hoje no fenômeno da superlua, a distância ficará em apenas 362 mil quilômetros.
Curiosidade sobre a Superlua
O termo Superlua foi criado por um astrólogo, em 1979, para se referir a uma Lua cheia que está pelo menos a 90% da distância mais próxima da Terra. Como não é uma definição científica, não existe consenso entre instituições astronômicas sobre a distância entre Lua e Terra que caracteriza o fenômeno.
O Observatório Nacional informou que, em 2016, a Superlua estava a 356 mil quilômetros do nosso planeta, foi a menor distância desde 1948. A próxima vez que a Lua vai chegar tão perto da gente está prevista para 2034.
Com informações da Agência Brasil.
Leia Mais
Chuva de meteoros perseidas poderá ser vista entre hoje e amanhã no Brasil
Confira as redes sociais do O Estado Online no Facebook e Instagram.