As obras de reforma da parte pública do prédio do Centro Comercial Condomínio Terminal do Oeste, antiga rodoviária de Campo Grande, já estão com execução avançada. Na manhã deste sábado (20) a equipe do O Estado online esteve no local e paredes já estão sendo demolidas e está sendo feita a substituição do telhado.
Ao custo de R$ 16,5 milhões, a prefeitura da Capital, promete entregar o prédio reformado ainda este ano. Segundo o secretário de obras do município, Rudi Fiorese, o prazo de execução das obras por parte da construtora que venceu a licitação está sendo cumprido.
“Começaram a retirar a antiga cobertura. Na sequência começam a trabalhar na fundação com cravação de estacas. Após isso a equipe começa a trabalhar na reforma dos pilares e estrutura física. O cronograma de execução da obra está sendo respeitado e os prazos do contrato estão em dia”, informou o secretário.
O projeto de reforma abrangerá as áreas públicas nos dois pisos do prédio, que somam 5,1 mil metros quadrados e a construção de 1.070,28 m², em dois andares, na Rua Joaquim Nabuco, entre as antigas plataformas de embarque e desembarque dos ônibus do transporte municipal.
Já o local das antigas plataformas externas será adaptado para se tornar um corredor de acesso à galeria e ao edifício público, transformado num grande calçadão com jardins contemplativos. A outra área pública, que margeia a Rua Vasconcelos Fernandes, onde ficava uma plataforma de transporte coletivo, será transformada em área de estacionamento no horário comercial. O piso será nivelado para se tornar um grande platô, para um espaço multiuso para eventos.
O terminal desativado ainda passará por intervenções de acessibilidade. As calçadas no entorno serão alargadas, o estacionamento em 45 graus retirado para inserção de jardins e áreas de estar com rampas. Estão previstas faixas elevadas de pedestres para controlar a velocidade dos veículos, o que vai aumentar a segurança de pedestres e ciclistas.
Com informações do repórter Marcos Maluf.