Paraguai quer ampliar mercado de produtos regionais e estreitar comércio com MS

Paraguai
Foto: Divulgaçao Fiems

Visita do país vizinho promove ações para expansão de venda e negócios com empresas

Ampliar o mercado de produtos regionais entre Mato Grosso do Sul e o Paraguai para um desenvolvimento mútuo das relações comerciais. Este foi um dos objetivos da visita do ministro da Indústria e Comércio do Paraguai, Luis Alberto Castiglioni, a Mato Grosso do Sul, que esteve ontem (22) em encontro realizado na Fiems (Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso do Sul).

A rodada de negócios serviu como símbolo de oportunidades às empresas sul-mato-grossenses para expandirem seus negócios para além da fronteira.

Para o presidente da Fiems, Sérgio Longen, a relação entre os dois países favorece MS. “Os benefícios para o Estado são a integração comercial, tanto com produtos exportados quanto com os importados. Isso serve para que o ministro conheça nossas ações e, também, para que a gente saiba das ações do governo paraguaio com os empresários brasileiros”, disse.

Sobre o programa Indústria sem Fronteiras, o presidente da federação afirmou que a iniciativa está indo bem e que as importações de gado por MS estão seguindo como programado. “Está tudo certo com o programa, muitos empresários estão nos procurando. Eu entendo que, após essa fase da pandemia, nós vamos avançar cada vez mais no desenvolvimento do Brasil e a integração com o Paraguai está nos planos.”

O evento com a delegação estrangeira teve ainda o objetivo de apresentar os produtos produzidos por empresas do Estado aos integrantes do governo do país vizinho. No local, havia amostras de itens feitos em território nacional que poderão ser comercializados e incluídos nas exportações para o Paraguai.

Rota Bioceânica

O ministro paraguaio aproveitou sua fala para reforçar sobre a logística nacional e citou o corredor bioceânico. “Temos de questionar nossa capacidade de tráfego intenso que vai haver no trecho bioceânico. Será um canal do Panamá que vai permitir que o produto de MS chegue muito mais rápido ao mercado asiático, provavelmente com menos custos.”

“Serão tomadas decisões estratégicas, no âmbito da integração, como a construção de duas pontes internacionais. Uma ao sul, em Foz do Iguaçu, e outra aqui em Porto Murtinho. A primeira está para inaugurar em pouco tempo. Já a segunda, que liga Carmelo Peralta a Porto Murtinho, em breve iniciaremos as obras”, revelou Castiglioni.

Segundo o ministro, outra obra também deve ser iniciada em alguns anos para acesso a MS. “Temos outra proposta a ser lançada em breve para construirmos uma terceira ponte internacional. Será sobre o Rio Apa, na altura de San Lazaro, que nos ligará diretamente com essa região do Brasil, que é o Mato Grosso do Sul.”

Ponte em Porto Murtinho

Questionado sobre a licitação da ponte no município de Porto Murtinho, o titular da Semagro (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), Jaime Verruck, informou que até o momento não há definição sobre o tema.

“Na próxima sexta-feira nós temos uma reunião com a Comista (Comissão Mista Brasil- -Paraguai) da ponte, da qual eu faço parte, para que homologuemos o vencedor. Temos duas empresas, são dois consórcios. Um está construindo a ponte, lá em Foz do Iguaçu, e o outro é que constrói a Rota Bioceânica. Então qualquer um dos dois já tem grande experiência de Autoridades de MS e do Paraguai estiveram ontem participando de evento na Fiems trabalho no Paraguai”, concluiu.

Exportações

“As exportações de MS cresceram muito no último semestre. Esse primeiro período de seis meses de 2021 foi mais favorável em comparação com o mesmo intervalo do ano passado. Então, em termos de pandemia, podemos ver que houve uma crescente no setor da exportação, principalmente no nosso estado. Não só para o Paraguai, como para outros países também”, revelou a coordenadora do CIN (Centro Internacional de Negócios), Gracieiry Arruda. (Texto: Felipe Ribeiro)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *