Corpo de Bombeiros encaminha 100 militares para reforçar combate a incêndios no Pantanal

Operação Hefesto no Pantanal
Foto: Divulgação/IHP

Desde o último domingo (19) que Corumbá lidera o ranking nacional

O Pantanal sul-mato-grossense volta a ser castigado com as queimadas, reflexo da estiagem e das altas temperaturas que o Estado vem registrando nos últimos dias. Com isso, o Corpo de Bombeiros encaminhou ontem (22) mais 100 militares para ajudar na Operação Hefesto.

Segundo a tenente Sabrinne Azambuja, que faz parte da Operação Hefesto, até então o efetivo era de 117 homens. Com a chegada dos novos militares serão 217.

“Estamos trabalhando 24 horas, dia e noite literalmente. Com efetivo maior será possível adentrar muito mais nos terrenos onde os focos estão ativos”, disse a tenente, que acrescentou que na terça-feira (21) a situação na região do Jatobazinho era crítica, mas que as equipes conseguiram avançar no período noturno.

O IHP (Instituto Homem Pantaneiro) chegou a postar nas redes sociais a situação na região da Ilha da Laranjeira, dizendo que um ribeirinho entrou em contato pedindo apoio para combater incêndio na região.

De acordo com o presidente do IHP, coronel Ângelo Rabelo, a situação na manhã dessa quarta-feira estava um pouco melhor. “Durante a noite de terça para ontem a situação era assustadora por conta do vento que propagava o fogo muito rápido”, explicou.

Além dos bombeiros militares, Rabelo informou que conta com ajuda de brigadistas do Ibama/Prevfogo e da Brigada Alto Pantanal. “Nós conseguimos com o ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) um avião para fazer o lançamento de água e vamos usar na Serra do Amolar”, afirmou. O avião contratado é um Airtractor 206 com capacidade para 2,5 mil litros d’água.

Conforme o Programa Queimadas, do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), desde o último domingo (19), Corumbá lidera o ranking nacional dos municípios com mais focos acumulados diariamente.

No domingo foram 137 focos acumulados, na segunda-feira (20) 172 e na terça-feira 171. O município sul-mato-grossense também lidera o ranking com maior número de focos acumulados neste mês de setembro.

Até a última terça-feira Corumbá acumulava 1,2 mil focos em setembro, 165% a mais que no mês passado, 452 focos. Ao somar os acumulados deste ano, de 1º de janeiro a 21 de setembro, Corumbá é o quarto município do país com mais focos acumulados: 2.359.

Entretanto, se compararmos com o ano passado, o número é 54% menor, com 5.165 focos acumulados. Já em relação ao bioma Pantanal, os satélites do Inpe detectaram neste mês 1.684 focos ativos. O número também é inferior. Em setembro de 2020 foram registrados mais de oito mil focos no Pantanal.

Previsão do Tempo

Conforme o Climatempo, não há previsão de chuva para Corumbá até o próximo domingo (26). Existe a probabilidade, de 60%, de chover na segunda-feira (27) durante a tarde e à noite. O meteorologista Natálio Abrahão afirmou que uma nova frente fria trará mudanças a partir de domingo.

Segundo o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima em Mato Grosso do Sul), a nova frente fria deve provocar rajadas de vento no sudoeste, oeste e leste do Estado, e uma pequena queda nas temperaturas. Não são descartadas tempestades isoladas no sudoeste, oeste e leste.

(Texto de Rafaela Alves)

Confira mais notícias do jornal impresso. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *