Ismac busca vaga no Brasileiro Série B

Lance entre Adef e Ismac, ontem, no Ginásio Poliesportivo Vera Cruz, em Brasília - Foto: Raquel Tavares/CBD
Lance entre Adef e Ismac, ontem, no Ginásio Poliesportivo Vera Cruz, em Brasília - Foto: Raquel Tavares/CBD

Equipe de MS disputa Regional Centro-Norte em Brasília

 

O time de futebol de cegos do Ismac (Instituto Sul-Mato-Grossense para Cegos) estreou ontem (24) no Campeonato Regional Centro-Norte, e foi derrotado pela Adef-DF (Associação Desportiva de Futsal do Distrito Federal), por 2 a 0. A competição, organizada pela CBDV (Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais), acontece em Brasília (DF) até sábado (28) e reúne nove equipes de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal, Amapá e Pará.

A primeira fase do Regional conta com dois grupos, um com quatro e outro com cinco times. O Ismac está no grupo A, junto com Adef-DF, Uniace-DF (União dos Atletas Cegos do Distrito Federal), e Aspaego-GO (Associação Paralímpica do Estado de Goiás).

O grupo B conta com AMC-MT (Associação Mato-Grossense de Cegos), Vila Nova-GO, CFCP-PA (Clube de Futebol para Cegos do Pará), AAEPED-AP (Associação Amapaense de Esporte para Pessoa com Deficiência) e ADVSL-MT (Associação dos Deficientes Visuais do Vale do São Lourenço).

Chance no Brasileirão

Atualmente na 10ª colocação do ranking nacional da modalidade, o Ismac busca repetir o desempenho de 2019, quando conquistou o título da competição. Além da taça, o Regional vale vaga no Campeonato Brasileiro Série B 2025, marcado para setembro.

Os campeões dos três regionais, Sul-Sudeste, Nordeste e Centro-Norte, se juntam aos três times rebaixados da Série A em 2024 para disputar o acesso à elite. No Sul-Sudeste, o campeão foi o Corinthians, e no Nordeste, a taça ficou com a Apace, da Paraíba. Já os rebaixados do Brasileiro foram ADEF-DF, Escema-MA (Escola de Cegos do Maranhão) e ACERGS-RS (Associação dos Cegos do Rio Grande do Sul).

A equipe campo-grandense volta à quadra nesta quarta-feira (25), às 13h (de MS), contra a Aspaego-GO, e fecha a fase de grupos na quinta (26), às 9h30, contra o Uniace-DF. O Regional Centro-Norte é disputado em turno único e os dois melhores de cada grupo avançam às semifinais, que estão previstas para sexta-feira (27). A final acontece no sábado (28).

Mais sobre a modalidade

O futebol de cegos é uma modalidade adaptada do futsal, destinada a atletas com deficiência visual. As partidas são disputadas em quadra com medidas similares às do futsal, mas com laterais adaptadas com barreiras para evitar que a bola saia.

Cada time conta com quatro jogadores de linha cegos, e um goleiro, com visão total ou baixa visão (B2 ou B3) que não pode sair da área. Além disso, há três guias fora de quadra: um atrás do gol adversário, outro na defesa e o técnico no meio da quadra. Eles orientam os jogadores durante a partida.

A bola possui guizos internos, permitindo que os atletas localizem o som para conduzir e dominar. Sempre que um jogador tenta disputar a bola, precisa dizer “voy”, palavra que alerta os adversários sobre sua aproximação, e garante a segurança no jogo.

O esporte é praticado com uso obrigatório de venda ou bandagens nos olhos, para padronizar a condição visual dos atletas, já que podem haver diferentes graus de deficiência no mesmo time, e a percepção de luz pode ser uma vantagem para atletas de baixa visão.

 

Por Mellissa Ramos

Confira as redes sociais do Estado Online no Facebook Instagram

 

Leia mais

Flamengo empata com Los Angeles FC e enfrentará o Bayern de Munique nas oitavas do Mundial de Clubes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *