IBGE divulga regiões com chances de deslizamentos

Na manhã desta sexta-feira (29), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou um estudo, no qual, revela que as regiões Sudeste e Sul do país concentram a maior parte das áreas suscetíveis a deslizamentos.

O mapeamento foi feito levando em conta a geologia, a geomorfologia, a pedologia, a cobertura e o uso da terra, a vegetação, a declividade e a pluviosidade.

O Brasil tem 5,7% do seu território com suscetibilidade muito alta a deslizamentos. Outros 10,4%, alta suscetibilidade. Quando se olha para cada região, no entanto, os dados são bem discrepantes. Enquanto 23,2% das áreas do Sudeste têm suscetibilidade muito alta a deslizamento e 24,6% suscetibilidade alta, no Norte esses percentuais são respectivamente de 1,6% e 6%.

O mapeamento mostra a Região Sul na segunda posição, atrás do Sudeste. Ela tem 15,6% do território com suscetibilidade a deslizamento muito alta e 24,5% suscetibilidade alta. Já o Centro-Oeste e o Nordeste registram, respectivamente, 3,6% e 3,8% de áreas com suscetibilidade muito alta e 8,2% e 10,1% de áreas com suscetibilidade alta.

(Texto: Karine Alencar com informações da Agência Brasil)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *