Em posse na Sudeco, Rose Modesto promete desenvolver toda a região

Rose
Foto: Divulgação

Em cerimônia no MIDR, ex-deputada de MS é empossada oficialmente

Ontem (17), o MIDR (Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional) realizou a cerimônia de posse da nova superintendente da Sudeco (Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste), Rose Modesto. Ela teve a nomeação publicada no Diário Oficial da União em 2 de maio, tomou posse ao cargo no dia 9 e assim finaliza o processo, com a posse oficial.

Rose é a primeira mulher a comandar o cargo e foi nomeada após a indicação do União Brasil e articulação dos deputados Vander Loubet e Camila Jara, do PT.

Compuseram a mesa principal, além de Rose Modesto e do ministro do MIDR, Waldez Góes, a ministra de Planejamento e Orçamento, Simone Tebet; a vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão; o vice-governador de Mato Grosso do Sul, José Carlos Barbosa; e César Moura, representando o governador de Goiás, Ronaldo Caiado.

A cerimônia teve a assinatura simbólica de posse da primeira mulher superintendente da Sudeco, desde sua criação, em 1967. A superintendente agradeceu o convite de liderar a autarquia e reiterou o compromisso com o desenvolvimento do Centro-Oeste:

“Queremos, por meio da aplicação de recursos, promover o progresso, na região. São mais de 17 milhões de habitantes que precisam de emprego e renda. É inadmissível um Estado rico com gente pobre”.

Rose também defendeu o fim da desigualdade social na região central do Brasil, com incentivos à agricultura e a educação: “Nós vamos trabalhar para fortalecer os fundos de investimento da Sudeco, para chegar cada vez mais aos pequenos empresários e, também, em parceria com os bancos administradores, encontrar outras formas de investimentos. Queremos incentivar a educação na região, por meio do FCO Estudantil, fortalecer a agricultura familiar dessa região, que tem um enorme potencial de desenvolvimento”.

Investimentos do Planejamento

Simone Tebet cumprimentou a nova superintendente e enfatizou a força da mulher na política. Lembrou da luta de Rose durante sua jornada como parlamentar pelas causas femininas e se colocou à disposição para trabalhar, nos próximos anos, em políticas que aumentem os recursos, não só para a Sudeco, como para a Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) e para a Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam):

“O teto de gastos deste ano nos impede de investir tanto quanto gostaríamos, mas, no ano que vem, queremos aumentar os investimentos nessas três regiões. Precisamos levar o investimento para onde mais precisa e reduzir a desigualdade regional”. Simone Tebet também lembrou a passagem do pai, como superintendente da Sudeco:

“Meu pai, Ramez Tebet, foi superintendente da Sudeco, em 1987, e eu sei dos desafios que ele enfrentou, para trazer recursos para nossa região. E hoje, estou aqui, vendo a primeira mulher à frente dessa autarquia, isso me enche de orgulho. Tenho certeza de que Rose tem competência e fará um trabalho excepcional, como superintendente”.

Ministro

Por fim, o ministro do MIDR, Waldez Góes, lembrou a carreira da superintendente e reafirmou o compromisso com a autarquia: “Não faltará, de mim, o apoio integral a Rose e à equipe que está sendo montada, para tocar aquilo que é responsabilidade histórica desta superintendência”.

Waldez aproveitou a ocasião para reiterar as parcerias do ministério com as instituições financeiras: “Como Rose já mencionou, precisamos da ajuda dos bancos não só pela administração e aplicação dos recursos do FCO e FDCO, mas também por outras formas de financiamento. Uma das prioridades do governo, hoje, é a irrigação. Até o momento, trabalhamos com apenas 8 milhões de hectares irrigados e temos 55 milhões de hectares com capacidade para investimento em irrigação, o que vai impulsionar a produção de toneladas de alimentos. O Brasil, hoje, ocupa o 4º lugar em produção alimentar e acreditamos que há grande potencial para se tornar o maior produtor de alimentos do mundo.”

Participaram do evento autoridades dos governos estaduais e municipais do Centro-Oeste, além de bancos, entidades, entre outros.

Por Rayani Santa Cruz – Jornal O Estado de Mato Grosso do Sul.

Confira mais notícias na edição impressa do Jornal O Estado do MS.

Acesse as redes sociais do O Estado Online no Facebook Instagram.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *