Professores da Reme (Rede Municipal de Ensino) de Dourados, estão em greve desde o dia 14 de março, os profissionais reivindicam o reajuste salarial conforme o Piso Nacional do Magistério, de 33,24% e a reposição inflacionária de 10,06% para o administrativo educacional. Na manhã de hoje (29), os manifestantes debatem a continuidade da greve em assembleia geral na sede do Simted (Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação).
A prefeitura de Dourados se reuniu ontem (28), com os representantes do Simted para debater as propostas de reajuste salarial. Na ocasião, o prefeito Alan Guedes (PP), solicitou ao Sindicato mais um dia de prazo para encaminhar uma nova proposta a categoria.
Na última semana, a prefeitura de Dourados anunciou um Projeto de Lei, para que o município chegue ao valor de R$ 3.846,00 para a jornada de 20 horas por semana. A proposta apresentada ao Sindicato foi de 8% a partir de abril de 2022, 7,5% a partir de agosto e 2,39% a partir de dezembro, mas foi rejeitada pelos professores.
Desde o início da paralisação, em 14 de março, os 33 mil alunos matriculados nas escolas do município estão sem aulas. O retorno presencial na Reme Dourados ocorreu no dia 24 de fevereiro, após dois anos suspenso devido a pandemia da COVID-19.