Drogas apreendidas pelo DOF em 2021 ultrapassam 80 toneladas

Divulgação/DOF
Divulgação/DOF

Coronel explica que a alta registrada está relacionada com a oferta e a procura de drogas

Em 2021 o DOF (Departamento de Operações de Fronteira) apreendeu, de 1º de janeiro a 30 de abril, mais de 84 toneladas de drogas. Neste período, houve um aumento de mais de 300% nas apreensões de drogas em estradas vicinais e rodovias do Estado, se comparado com o mesmo período do ano passado, quando o DOF registrou 20,9 toneladas de entorpecentes apreendidas.

Em análise criminal, o primeiro quadrimestre dos últimos cinco anos é período de menor incidência na apreensão de drogas realizadas pelo DOF. Contudo, o ano de 2021 registrou o maior volume de drogas apreendido no 1º quadrimestre de um ano da história do DOF.

Para o Diretor do DOF, coronel PM Wagner Ferreira da Silva, a tendência de alta registrada desde o mês de maio de 2020 vem se confirmando e se mantendo em 2021. Para ele, as possíveis causas para esses aumentos estão relacionadas com a oferta e a procura pelos entorpecentes.

“O aperfeiçoamento da atividade de inteligência policial dos órgãos estaduais e devido à política estadual de enfretamento às organizações criminosas, que focou em integração das forças de segurança e nos permitiu estar, maciçamente presente, em nossas Fronteiras”, explica o Diretor do DOF.

“O crime organizado mantém os mesmos métodos na tentativa de transpor nossas fronteiras rumo aos grandes centros brasileiros, se valendo de uma cadeia logística e um exército de reserva humano complexo, que nos exige muito empenho para interceptar as cargas de drogas, combater a lavagem e dinheiro e descapitalizar quem financia a violência no Brasil”, finaliza o coronel Wagner.

(Com informações do repórter Itamar Buzzatta)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *