Mais de 100 animais foram soltos na natureza após passarem por um período de reabilitação no Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS). Os bichos passam a viver agora em uma fazenda localizada no município de Miranda (MS). O local é cadastrado pelo Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul).
Dentre os bichos libertos, estão, 77 aves das espécies periquitos, corujas, gaviões, socó, curicaca e jandaias. Por hora, todos irão ficar momentaneamente no viveiro dentro da mata para reaprender os hábitos da vida em liberdade. Além das aves, os mamíferos como cotia, lobinho e gambá também foram recebidos na fazenda.
A coordenadora do CRAS, Aline Duarte, explica que a soltura de animais reabilitados é uma rotina. “Acontece quase toda semana. Pelo menos uma vez ao mês fazemos solturas em maior quantidade e em regiões mais distantes”. A coordenadora ainda explica que algumas espécies são levadas para o Pantanal ou para a região de Bonito.
Os animais soltos nesta semana chegaram ao Cras através da entrega voluntária de moradores da Capital e do interior. Outros foram vítimas da ação de traficantes.