Consumidor deve ser recompensado por falta de energia elétrica

Rafael Belo
Rafael Belo

O consumidor deve ser recompensado por falta de energia elétrica, afirma a advogada e presidente do Concen (Conselho de Consumidores da Energisa), Rosimeire Costa, que também representa o Procon de Campo Grande. A afirmação foi feita pela advogada durante entrevista a O Estado Play. Ela orientou os consumidores que tiveram perdas com o forte temporal da última sexta.

De acordo com dados da Energisa, foram 5 mil pontos sem energia elétrica e foi necessário trazer equipes de fora de MS para ajudar a resolver as consequências da última tempestade da cidade, que vieram de oito
estados. A situação ressaltou a empresa como campeã de reclamações. Em sua defesa, a Energisa emitiu nota afirmando cuidar primeiramente dos casos emergenciais e daqueles que representassem perigo de morte. A instituição também deixou claro ser esta uma situação inusitada que nunca ocorreu em oito anos de sua existência. Além disso, frisou não ser possível atender a todos ao mesmo tempo, mas que tudo está sendo solucionado gradativamente.

“Estivemos muito próximos da empresa nestes últimos dez dias porque aconteceram problemas seguidos uns dos outros. Então, a Energisa nos disse que estavam faltando apenas 30% dos casos para serem resolvidos nos 74 municípios do Estado em razão da tempestade que havia acontecido na semana anterior
a do dia 15 de outubro quando veio a tempestade de poeira. Ela estava preparada, mas houve tempestade de poeira no Estado todo e linhas de alta-tensão caíram, então não adiantava cuidar da rede de baixa tensão,
antes de resolver isso. A Energisa é um sistema interligado”, explicou Rosimeire.

Com fios rompidos e postes caídos, além de equipe reduzida, as equipes trabalham 24 horas para tentar solucionar os problemas, de acordo com Rosimeire. Outro dado da empresa são os mais de mil raios que caíram no dia. Assim, os cidadãos serão ressarcidos até porque, mesmo sendo um evento inesperado, a Energisa tem responsabilidade. “Quero dizer para os consumidores que estão nervosos que existe fundamento jurídico para a compensação em dinheiro prevista. Então, a concessionária é penalizada e
deve compensar o consumidor no próximo ciclo de fatura se ela não consegue manter o serviço funcionando, como foi o caso. A situação é medida pela frequência de queda de energia e a duração dela”, explicou.

Ressarcimento

Durante entrevista, a representante do Procon municipal explica em detalhes o que o consumidor pode fazer
para ser ressarcido caso tenha prejuízos por causa da falta de energia elétrica. Ela destaca que a concessionária tem um programa de compensação relacionado ao caso de falta do serviço de energia por um determinado tempo ao cliente e que a compensação deve acontecer no desconto do preço da tarifa.
É importante destacar que ainda há bairros sem energia elétrica.

A tempestade atingiu todo MS e a cidade de Itaquiraí, na região sul, foi uma das mais prejudicadas. Lá, torres de energia foram derrubadas por causa do forte vendaval. (Texto: Rafael Belo)

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