Em publicação do Diário Oficial da União da manhã de hoje (11), assinada pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), Bento Albuquerque não é mais o ministro de Minas e Energia.
A mudança pode ter ocorrido pelas constantes altas dos preços dos combustíveis, promovidas pela Petrobras, estatal que faz parte da pasta e constante alvo de criticas por parte do presidente da República. Bento Albuquerque solicitou a troca.
Veja mais: Com alta do gás, forno a lenha se tornou opção viável aos campo-grandenses
O aumento nos preços do diesel, gás de cozinha e gasolina pressiona e gera mais criticas ao governo de Bolsonaro, que é pré-candidato à reeleição.
Segundo dados do IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), a inflação atingiu 11,3% nos últimos 12 meses, muito acima do teto de 5%.
Para ocupar o lugar de Bento Albuquerque, foi nomeado Adolfo Sachsida, que ocupava a chefia da Assessoria Especial de Assuntos Estratégicos do Ministério da Economia, cargo ligado ao ministro da economia, Paulo Guedes. O novo ministro é formado em Economia e Direito tributário.
Em perfil pessoal no Twitter, Sachsida agradeceu a Bolsonaro pela escolha:
Agradeço ao Presidente @jairbolsonaro pela confiança, ao min Guedes pela apoio e ao min Bento pelo trabalho em prol do país. Com muito trabalho e dedicação espero estar a altura desse que é o maior desafio profissional de minha carreira. Com a graça de Deus vamos ajudar o Brasil.
— Adolfo Sachsida (@ASachsida) May 11, 2022
Veja mais noticias no site O Estado Online e no facebook e instagram.