Acontece hoje (22), na Câmara Municipal de Campo Grande, às 9h, a Audiência Pública que irá debater os cortes feitos na pavimentação asfáltica pela Empresa Águas Guariroba e a qualidade dos reparos realizados.
O debate acontece por causa da quantidade de reclamações sobre danos no asfalto, algumas vezes logo após ser recapeado, para ligação da rede de esgoto, rede de água ou conserto de vazamentos. Em muitos casos, os reparos não são feitos de forma adequada e há o prejuízo pela empresa recortar asfalto recém concluído.
A Audiência é proposta pelo vereador Carlos Augusto Borges, o Carlão (PSB), presidente da Casa de Leis, e convocada pela Mesa Diretora. O vereador já tem em mãos um dossiê com cerca de mil fotos de buracos no asfalto de diferentes bairros da Capital, que mostram cortes em locais que receberam pavimentação ou recapeamento recentes, alguns abertos por vários dias ou com reparos mal executados, que causaram vários transtornos aos moradores, riscos aos condutores que transitam pelas vias e prejuízos.
“Em muitos locais recuperam o asfalto pessimamente. Aí depois quem recupera o buraco é a prefeitura que, em vez de gastar com saúde e educação, está investindo milhões com tapa-buraco para recuperar esses estragos, sendo 40% deles feitos pela Águas. Tem que recuperar, mas com qualidade. Nós e Ministério Público estamos aí para cuidar disso”, ressaltou o vereador Carlão.
Ele recordou que, recentemente, na Rua 14 de Julho ocorreu um vazamento em ponto onde a prefeitura tinha acabado de recuperar asfalto. “Precisamos ter rede de qualidade. A 14 de Julho já tem mais de 100 anos, antes de reestruturar teria que refazer a rede de água, por uma mais moderna”, disse o presidente.
O vereador exemplificou ainda que no Bairro Coronel Antonino foram feitos cortes em frente a várias residências no asfalto novo. Os reparos afundaram e os moradores enfrentam até dificuldade para acessar as garagens.
“Vamos discutir com toda sociedade uma saída. O que não pode é eles danificarem a malha viária e recuperarem pessimamente como vem ocorrendo”, salientou o vereador Carlão. Na Audiência, deve ser discutido um cronograma para iniciar a recuperação desses pontos nos bairros, diante de estragos que já ocorrem há anos.
Esta não é a primeira vez que o vereador Carlão faz essa denúncia, motivado pelas reclamações dos moradores. Em outubro de 2019 ele abordou o assunto na Tribuna da Câmara Municipal e encaminhou centenas de fotos à empresa apontando irregularidades.
Serão convidados para a discussão a prefeita Adriane Lopes, representantes Agereg, da Sisep, da Agetran, do Ministério Público Estadual, da Águas Guariroba, do Crea, lideranças comunitárias, conselheiros municipais, entre outros envolvidos no assunto.
Com informações da Câmara Municipal de Campo Grande
Acesse também as redes sociais do Estado Online no Facebook e Instagram.
Leia mais:
Greve chega ao fim e ônibus voltam a circular nesta quarta-feira