Após queda de ninho, cerca de 120 filhotes de periquito precisaram de resgate, na manhã desta quarta-feira (18), uma região de difícil acesso no Pantanal. Desse total, apenas 45 conseguiram sobreviver e foram resgatados em ação conjunta.
O local só pode ser acessado por via aérea e, dessa forma, a Marinha do Brasil disponibilizou helicóptero para transporte das equipes e dos filhotes resgatados. As equipes constataram que dezenas de filhotes não resistiram.
“A integração das instituições públicas e da comunidade ribeirinha foi essencial para salvar os filhotes e proteger uma parte importante do nosso patrimônio natural”, disse o delegado da Polícia Civil, Elton Alves de Sá Júnior. As aves resgatados ficaram sob os cuidados da Fundação de Meio Ambiente do Pantanal.
Aparentemente não há crime
A Polícia Civil iniciou o levantamento detalhado do local, ouviu a moradora e outras testemunhas que presenciaram os fatos. Os elementos obtidos até o momento não apontam para a existência de crime, indicando que, de fato, a ribeirinha resgatou os filhotes, após um “evento da natureza” que resultou na queda da ninhada, informou a instituição em nota.
A Polícia Civil também ressaltou que mantém o foco no combate ao tráfico de animais silvestres, um dos principais riscos para a preservação de espécies nativas.
Por Diário Corumbaense
Confira as redes sociais do O Estado Online no Facebook e Instagram