Ana Vitória e Isabel são as primeiras meninas a jogarem no Campeonato Sul-Mato-Grossense Sub-13

Foto: Marcos Paulo/FFMS
Foto: Marcos Paulo/FFMS

O Campeonato Sul-Mato-Grossense Sub-13 começou no fim de semana com 13 equipes e uma novidade. Com objetivo de incentivar a prática do futebol feminino, a Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul (FFMS) liberou a inclusão de meninas nos times, que até agora eram exclusivamente masculinos.

Na primeira rodada, Ana Vitória foi a primeira a entrar em campo, defendendo o Grêmio Santo Antônio. Além dela, Isabel Brezinski Machado está jogando pelo Novo. Inclusive já jogaram dia 20 em Corumbá, onde estreou.

A Federação segue regulamentação da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) que institui o futebol misto no âmbito do futebol amador e de base. Isto significa que as atletas poderão fazer parte de equipes masculinas e que equipes exclusivamente femininas poderão participar de competições masculinas, a critério de cada entidade organizadora. Neste ano, a FFMS decidiu adotar a medida na categoria Sub-13.

Segundo Marco Tavares, vice-presidente da Federação e coordenador de competições, a decisão foi tomada para ajudar na formação de novas atletas. “Estamos com vários projetos para o futebol feminino, um deles é esse com o Estadual Sub-13 recebendo meninas e garantindo uma oportunidade ímpar para essas atletas que estão iniciando no futebol”, explica o dirigente.

Confira as redes sociais do O Estado Online no  Facebook e Instagram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *