Ambiente legal de negócios é tema de debate na Conferência Nacional da Unale

Foto: Luciana Nassar
Foto: Luciana Nassar

A 24ª Conferência Nacional da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), que acontece no centro de eventos Bosque Expo, em Campo Grande, segue com várias palestras hoje (25). Pela manhã, o gerente de Políticas Públicas do Sebrae Nacional, Silas Santiago, falou sobre a contribuição do Poder Legislativo na melhoria do ambiente legal de negócios.

Ele falou da importância dos Parlamentos Estaduais na implantação de para políticas públicas para micros e pequenas empresas, que representam 99% do total do País e empregam quase 15 milhões de pessoas com carteira assinada, sendo que 40% da soma de todos os salários no país são pagos por elas.

“Essa relevância dos pequenos negócios acontece no mundo. Quando se tem uma crise, eles resistem um pouco mais e seguram mais os empregos. Pequenos negócios já representam 30% do Produto Interno Bruto do País. Os números revelam que temos vocação empreendedora. Por isso, cabe aos poderes públicos ajudar as empresas de menor porte para que sejam competitivas e acabar com os entraves que impedem o crescimento do setor”, destacou.

Silas falou da simplificação de abertura de empresas no Brasil e orientou os Estados a adotarem a assinatura eletrônica avançada. Ele ainda defendeu acesso ao crédito, redução da burocracia, flexibilização de regras e prazos para pagamentos de impostos.

Presente no evento, o deputado Antonio Vaz (Republicano) disse que seu foco é elaborar projetos voltados para a desburocratização. “Tenho várias proposições neste tema, pois acredito que desburocratizar processos pode salvar empregos, rendas e sonhos”, destacou.

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.