Em ação rápida e eficaz, uma criança foi salva de um engasgo na praça de alimentação de um shopping na tarde do último domingo (19). O caso aconteceu em Dourados, município a 228 quilômetros de Campo Grande, e foi registrado por câmeras de segurança do local.
Nas imagens é possível ver um grupo de pessoas em uma mesa, na praça de alimentação do shopping. Em determinado momento a mãe levanta com a criança nos braços, um menino de aproximadamente um ano, e se desespera ao ver que o bebê não consegue respirar.
Sem saber o que fazer, a mãe parece pedir ajuda a quem está ao redor. Um homem se aproxima, rapidamente pega o bebê no colo e começa a realizar as manobras de desengasgue.
Conforme o Dourados News, o homem do vídeo responsável por salvar a vida da criança é o bombeiro Hilton Ratier de Sousa Junior, soldado do Corpo de Bombeiros de Naviraí, onde reside. Ele contou ao jornal que estava no shopping com a esposa, de férias no município de Dourados.
“Notei uma movimentação estranha por parte da mãe, a angústia em seu rosto ativou meu exercício, prontamente entendi a situação e corri para prestar o suporte! A criança estava com a coloração roxa, o termo técnico é cianótico, isso ocorre por conta da falta de oxigênio devido à obstrução das vias aéreas pelo engasgo”, contou ao veículo.
Felizmente a criança desengasgou logo no início da manobra e após confirmar que ela estava bem e respirando normalmente, Hilton a entregou de volta para a mãe que estava em estado de choque. Ele conta que essa não é primeira vez que realiza em salvamento nessa situação, inclusive em momentos de folga, como o desta vez.
Como agir
Conhecida como Manobra de Heimlich, a técnica utilizada pelo bombeiro pode ser usada em crianças e adultos. Em crianças pequenas, é indicado colocar o bebê sobre o braço, de cabeça para baixo, segurando a boca da criança meio aberta e fazer cinco compressões firmes entre as escápulas, no meio das costas.
Após isso, com um dedo se abre a boca da criança, vira de volta para observar se ela continua com dificuldades para respirar. Caso ela continue com dificuldades, o indicado é fazer cinco compressões torácicas, colocar dois dedos na linha entre os mamilos e empurrando contra o tórax da criança por cinco vezes por cinco segundos.
Se ela não se recuperar, repita a manobra do início. Também é importante que alguém entre em contato com o Samu (telefone 192) ou os Bombeiros (telefone 193), que vão acompanhar a técnica e tomar as medidas necessárias.
“É comum, crianças se engasgarem, como também é normal os genitores entrarem em desespero, afinal é o seu filho. O conhecimento é de extrema importância nas mais variadas situações, fui feliz nessa situação, pois eu sabia o que estava acontecendo, o que fazer e como fazer, todos nós podemos realizar muitas coisas para ajudar outras pessoas, basta buscar o auto aperfeiçoamento”, finaliza Hilton.