Setembro Verde conscientiza sobre doação de órgãos

Durante todo o próximo mês acontece a campanha Setembro Verde – “Doe Órgãos, a Vida Continua!”, com o objetivo de orientar a população e promover a doação de órgãos. A data é celebrada em 27 de setembro, o Dia Nacional da Doação de Órgãos.

O assunto foi tema da Palavra Livre desta terça-feira (27) na Câmara Municipal de Campo Grande, onde, a convite do vereador Dr. Wilson Sami (MDB), a diretora do Banco de Olhos da Santa Casa e chefe do Serviço de Oftalmologia, Cristiane Santos Bernardes, apresentou dados sobre a fila de espera de transplantes e a necessidade de esclarecimento à população.

“ Em Mato Grosso do Sul, no ano de 2016, chegamos a ter fila zero para transplante de córneas, mas hoje, há uma fila de pelo menos 180 pessoas. Essa dificuldade se dá devido a falta de esclarecimentos. Muita pessoa ainda tem receio. De acordo com dados do primeiro trimestre de 2019, há no País, uma lista de espera de pelo menos 40 mil pessoas, sendo 22 mil pacientes aguardando por transplante renal; 9.442 pacientes na fila para transplante de córnea; 1.063 pacientes à espera de transplante de fígado; 228 aguardando pelo transplante de coração, 177 pacientes na fila do transplante de pulmão e ainda 25 pacientes aguardando pelo transplante de pâncreas”, esclareceu.

A diretora enfatizou que é necessário ampliar o esclarecimento sobre o tema e que a doação pode ser conversada entre familiares, sem a necessidade de documento que comprove a intenção de doar.

“Muitas vezes a família se recusa por falta de compreensão sobre a doação. Atualmente, as doações de órgãos são reguladas pelo Sistema Nacional de Transplantes, ligado ao Ministério da Saúde e as centrais estaduais, onde há normativas e leis que regulamentam o processo de doação, explicou.

Para o vereador Dr. Wilson Sami, e importante que o assunto seja amplamente debatido e que quem tiver interesse em ser doador, que converse com seus familiares.

“A presença e explicações da Dra. Cristiane são muito importantes. Esse assunto precisa ser divulgado, as pessoas precisam deixar clara a intenção de ser um doador de órgãos e ajudar a salvar vidas”, destacou o vereador.

Ação Setembro Verde – De acordo com a convidada, entre as ações previstas para o mês, haverá no dia 27 de setembro, na Câmara Municipal, um seminário para os agentes de saúde sobre o tema. (Rafael Belo com assessoria)

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.