Prefeitura quer liberar espaços exclusivos para quem já tomou as duas doses da vacina

CG
Divulgação

Medida deve começar a ser aplicada em agosto para teatros, cinemas e eventos autorizados

Com a vacinação em ritmo acelerado, a Prefeitura de Campo Grande estuda dar outro importante passo rumo à tão esperada retomada na “vida normal”. Aos moldes dos Estados Unidos e de países da Europa, a ideia é autorizar na Capital a abertura de espaços “free COVID”, exclusivos para a circulação de moradores que já tomaram as duas doses da vacina contra o novo coronavírus. A expectativa é de que a proposta se aplique a partir do próximo mês, em locais como teatros, cinemas e eventos previamente autorizados pelo município.

“A carteira de vacinação digital possibilita identificar no celular as informações de quem está com as duas doses aplicadas. Com isso, donos de estabelecimento permitiriam a entrada somente para esse público. É uma ideia que funciona em outros países e temos ferramentas para fazer aqui, afinal precisamos pensar nesse retorno seguro e estamos trabalhando para isso”, explica o secretário municipal de Saúde, José Mauro Filho. Otimista, ele acredita que há condições de os espaços serem implantados já no mês que vem, a depender apenas de negociações com a Câmara Municipal.

Segundo José Mauro, para ser validada, a proposta será apresentada para discussão na Câmara. Caso aprovem, os vereadores terão a incumbência de elaborar projeto de lei autorizativo para ser sancionado e aplicado pela prefeitura. “Já conversei com alguns vereadores. Como de costume, a gente pede para que eles discutam e vejam se concordam”, relata.

Além da retomada de serviços afetados pela pandemia, que desde o ano passado lutam, para trabalhar, o secretário vê nos ambientes “free COVID” mais um estímulo para que a população se vacine e complete o ciclo de imunização. “Somos exemplo para todo o país na aplicação das vacinas, mas ainda há quem não queira se vacinar e aqueles que não voltam para tomar a segunda dose. Creio que essa medida nos ajudaria a alcançar essas pessoas”, completa.

Segundo o “vacinômetro” da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), até a manhã de quarta-feira (14) 24,15% da população campo-grandense havia sido vacinada com as duas doses da vacina ou com o imunizante da Janssen, que tem aplicação única. Isso significa que 263.588 moradores estariam aptos a participar de uma festa, por exemplo. Na fila, ainda aguardando a segunda dose, estão 405.191 pessoas, um total de 44,72% do total geral de habitantes.

Para quem se vacinou e ainda não pegou a carteira de vacinação digital, a Sesau explica que é preciso entrar no site: http://vacina.campogrande.ms.gov.br/, acessar o cadastro e clicar na aba “documento digital”. Na carteira estão descritos os dados pessoais da pessoa e da vacina aplicada. Junto das informações, a prefeitura inseriu um código de QR code para atestar a autenticidade do documento. “Com a leitura desse código os empresários vão validar a entrada de pessoas vacinadas no sistema free COVID”, finaliza José Mauro Filho.

(Clayton Neves)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *