Space Jam: Um novo legado

space jam

Após duas décadas de lançamento do primeiro filme, chega aos cinemas longa estrelado por LeBron James e turma do Pernalonga

Mais de duas décadas depois do primeiro filme, “Space Jam: Um Novo Legado” estreia hoje nos cinemas. Desta vez, LeBron James será o protagonista da história, em vez de Michael Jordan, que participou do longa de 1996. A direção é de Malcolm D. Lee e o roteiro, de Andrew Dodge. O elenco conta ainda com Zendaya, Sonequa MartinGreen (“Once Upon a Time”, “Star Trek: Discovery”) e Don Cheadle.

Na trama, durante uma viagem aos estúdios Warner Bros, o superastro LeBron James e seu filho acidentalmente ficam presos dentro de um mundo com todas as histórias e personagens da companhia, sob o controle de uma força poderosa e conturbada chamada Al G (Don Cheadle).

Para resgatar o seu filho, ele precisará vencer uma partida épica de basquete contra superversões digitais das maiores estrelas da história da NBA e da WNBA. Para essa dura missão, King James terá a ajuda de Pernalonga, Patolino, Lola Bunny, entre outros personagens. LeBron deve navegar através de um universo recheado de cenas de filmes icônicos e personagens conforme reúnem os Looney Tunes para resgatar o filho perdido.

A atuação do atleta LeBron James foi elogiada pelo diretor em bate-papo com o portal de entretenimento Splash. “LeBron é um grande talento. Ele não se levou tão a sério e queria ser dirigido. É fantástico trabalhar com pessoas assim, que não têm um ego enorme e são maleáveis.” 

Malcolm também disse que o novo “Space Jam” traz mais referências ao universo da Warner Bros, como personagens, ambientes e frases clássicas. “Queríamos fazer algo grande, épico, mas também intimista como um jogo de basquete do Harlem, bairro de Nova York. E tínhamos a oportunidade de usar todo o universo Warner Bros para isso.” LeBron James estreou nos cinemas na comédia “Descompensada”, de 2015, interpretando uma versão de si mesmo.

Polêmica

Nos Estados Unidos, alguns fãs da franquia Looney Tunes foram surpreendidos com algumas alterações nas características dos famosos personagens animados. Um dos pontos que já têm chamado muito a atenção é justamente as mudanças físicas da popular coelhinha Lola Bunny, que perdeu alguns traços de sua sensualidade, que sempre foi uma marca registrada da personagem.

E em uma recente entrevista para o site de cultura pop ComicBook.com, a atriz Zendaya, que empresta a sua voz à personagem, comentou sobre as críticas que tais mudanças acabaram gerando nos fãs mais antigos. Na entrevista, a atriz expressou sua surpresa com as reações negativas, mas compreendeu o grande apreço que os fãs mais antigos possuem em relação aos Looney Tunes.

“Eu não sabia que isso ia acontecer! Eu definitivamente sei que a amamos, mas eu não pensei que isso se tornaria um foco tão grande quanto foi. Mas eu entendo, porque ela é uma personagem muito amada. Ela é especial para muitas pessoas e suas infâncias e eles foram capazes de crescer com ela, então eu entendo essa sensação de proteção. Eu estava tipo, ‘ouça, contanto que eu fizesse o que o diretor e os produtores e todos queriam que eu fizesse, eu só estou aqui para oferecer meus serviços’. Mas me senti muito grata por ter essa oportunidade”, disse Zendaya.

Crítica especializada

Até o fechamento desta matéria, no site agregador de críticas Rotten Tomatoes, o longa-metragem abriu com 50% de aprovação, baseada em dez reviews até o momento. Os especialistas internacionais elogiaram a atmosfera nostálgica da produção, mas ficaram divididos quanto à narrativa e às mensagens criadas. Doug Jamieson, crítico, editor e fundador do site The Jam Report, disse que o clima nostálgico não salva a obra. “Traços de nostalgia e de homenagem podem ser algo maravilhoso, mas essa sequência raramente tira o tempo para se erguer com os dois pés.” 

Já Graeme Tuckett, do site de notícias neozelandês Stuff, aprovou o filme. “Há um senso concreto de que ‘Space Jam: Um Novo Legado’ é uma carta de amor aos filmes e às pessoas que os fazem.” O crítico australiano, Peter Gray, que escreve para o site The AU Review, comentou que o longa é um bom divertimento para a criançada, mas que não deve deixar legado, como foi o primeiro Space Jam. “Uma investida para crianças que se mostra como uma distração colorida e inexplicável, mas que, ironicamente, é bem difícil de criar um legado.” 

(Marcelo Rezende)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *