Prazos para se inscrever no Fies, Prouni e Sisu são divulgados

USP
Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

O Ministério da Educação (MEC) divulgou os calendários para as inscrições para os primeiros processos seletivos de 2023 do Fies (Fundo de Financiamento Estudantil), Prouni (Programa Universidade para Todos) e Sisu (Seleção Unificada). O três editais que irão detalhar o cronograma completo e as regras de cada um serão publicados em janeiro.

Já o resultado da edição de 2022 do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), que interfere nos processos seletivos, será publicado em fevereiro. Quem participou desta edição pode acessar as notas pela internet.

Ainda não foi divulgada a quantidade de vagas ofertadas em cada um dos programas, porém de acordo com o MEC, as informações serão liberadas em datas mais próximas à abertura das inscrições. Todos os processos de inscrição irão ocorrer exclusivamente pela internet.

Fies

As inscrições para o financiamento estudantil devem acontecer entre 14 e 17 de março e o resultado da chamada única será conhecido em 21 de março.

O Fies é um fundo voltado para o financiamento total ou parcial das mensalidades do curso escolhido. Dessa forma, o aluno pode arcar com os custos do ensino superior de forma reduzida ou apenas após completar sua formação. Podem se inscrever no Fies os estudantes que participaram de alguma edição do Enem desde 2010.

Prouni

As inscrições para o Prouni se iniciam em 7 de março e se encerram em 10 de março. Já o resultado da primeira chamada será divulgado em 14 de março e da segunda chamada no dia 28 de março.

O Programa Universidade para Todos oferta bolsas de estudo para alunos de baixa renda estudarem em universidades particulares. São válidas para o processo seletivo as notas do Enem de 2022 e de 2021.

Sisu

Já no caso do Sisu, as inscrição serão realizadas entre 28 de fevereiro e 3 de março e o resultado final será divulgado em 7 de março.

A Seleção Unificada seleciona estudantes para ingressarem em universidades e instituições públicas de ensino superior de todo o Brasil. A classificação se dá com base no desempenho do Enem de 2022.

Veja também: Com aproximação de variante, procura por testes de COVID-19 aumenta 51% na Capital

Acesse as redes sociais do O Estado Online no Facebook Instagram.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *