Mato Grosso do Sul registrou 1.975 novos empregos com carteira assinada no mês de agosto, de acordo com os dados divulgados pelo Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). No acumulado de janeiro a agosto deste ano, o estado alcançou um saldo positivo de 24.088 novas vagas formais, destacando-se como um dos principais indicadores de recuperação econômica regional.
Entre os setores econômicos, o de Serviços foi o maior responsável pela criação de empregos no mês de agosto, com 1.288 novas vagas. A Indústria seguiu com 752 novos postos, enquanto o Comércio gerou 594 empregos, e a Agropecuária teve um saldo positivo de 44 novas vagas. Por outro lado, o setor de Construção foi o único a registrar queda no período, com a perda de 702 postos de trabalho.
A capital, Campo Grande, foi o município que mais se destacou, gerando 743 novos postos de trabalho em agosto, e mantendo um estoque de 249,2 mil empregos formais. Dourados, a segunda maior cidade do estado, criou 397 novas vagas, seguido por Inocência (306), Três Lagoas (263) e Naviraí (145).
Crescimento em âmbito nacional
O desempenho de Mato Grosso do Sul acompanha o cenário nacional, que também registrou números positivos. No Brasil, foram criadas 232.513 novas vagas com carteira assinada em agosto, representando um crescimento de 22% em relação ao mês anterior, quando o país havia registrado 190 mil novas vagas. Todos os cinco setores econômicos analisados pelo Novo Caged apresentaram crescimento, e as 27 Unidades Federativas registraram saldo positivo no mês.
Confira as redes sociais do O Estado Online no Facebook e Instagram
Leia mais