Mais de 40 pessoas passaram pelo Procon/MS para conciliação com 123 Milhas

123 milhas
Foto: Juca Varella/Agência Brasil

Desde a última sexta-feira (20) o Procon MS (Secretaria-Executiva de Orientação e Defesa do Consumidor) realiza audiências de conciliação com consumidores que tiveram pacotes de viagem e passagens aéreas suspensos pela 123 Milhas.

Apenas na segunda-feira (23) foram 41 casos tratados pelo Procon. Um deles era o do servidor público, Rossini Arashiro Taira, de 46 anos, que teve as férias da famílias para Porto Seguro canceladas devido a empresa.

“Achei que haveria alguma proposta, mas a empresa apenas disse que está em recuperação judicial. De qualquer maneira essa resposta já é um elemento a mais para colocar em uma ação judicial, de que houve a tentativa [de acordo] pelo Procon”.

Uma força tarefa foi mobilizada pelo Procon/MS para acelerar o atendimento as demandas. Conforme o secretário-executivo, Antonio Jose Angelo Motti, a medida visa dar uma resposta aos consumidores que procuraram a instituição desde o período de suspensão dos serviços com datas flexíveis comercializados pela empresa.

A fisioterapeuta Luana Catelan, de 36 anos, tinha a pretensão de ir com o esposo e a filha para um resort no Nordeste. Ela soube pelo hotel do cancelamento das diárias e abriu a reclamação no Procon/MS, diante das dificuldades de acionar a empresa que vendeu os serviços. “Eles não davam informação e estou aguardando o cartão de crédito cancelar as parcelas do pacote”.

Em resposta a questionamentos encaminhados pelo Procon/MS, a 123 Milhas destacou que “os pagamentos aos credores/consumidores dependem do plano de recuperação judicial”. Somente nos meses de agosto e setembro foram registradas 248 reclamações de consumidores impactados pela suspensão de pacotes de viagem e passagens aéreas da linha promocional vendidos pela empresa.

O que fazer

Consumidores afetados pela suspensão dos serviços contratados são orientados a entrar em contato com a empresa para que tenham esclarecida sua situação específica. Em caso de não atendimento, eles encontram junto ao Procon/MS a orientação sobre como proceder.

Importante lembrar que todas as comunicações com a empresa precisam ser registradas e os documentos de contratação do serviço apresentados para embasar a reclamação.

Onde reclamar

Reclamações podem ser encaminhadas pela plataforma consumidor.gov.br, formulário online no site do Procon/MS ou por meio do atendimento presencial nas unidades da instituição em Campo Grande. Orientações também estão disponíveis pelo Disque Denúncia 151.

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