Mais de 4 mil animais já foram atendidos em procedimentos

Desde o lançamento do Programa de Manejo Ético de Controlo Populacional de cães e gatos, em setembro do ano passado, 4.142 procedimentos de castração foram feitos. Os atendimentos ocorrem por meio de credenciamento de clínicas veterinárias habilitadas e beneficia diretamente ONGs (Organizações Não Governamentais), protetores independentes e animais adotados em feiras de adoção. A ação é feita pela Subea (Subsecretaria de Bem-Estar Animal) de Campo Grande.

O programa tem por objetivo fomentar a área da medicina veterinária na Capital, com oportunidades de participação e prestação de serviços por empresas especializadas no segmento. Desde setembro de 2021, o programa já garantiu a castração de 2.400 gatos e 1.742 cães.

A protetora independente e corretora de imóveis, Meire Adriana Pasquini, comentou a importância das castrações nos animais. “Se não fossem essas castrações, imagina o quanto a gente teria de animais abandonados na rua? São muitos animais abandonados! Então tem uma importância fundamental, tanto para as protetoras quanto para a comunidade. É de suma importância esse controle da população de animais”, disse.

Foto: Divulgação

São quatro clínicas credenciadas que fazem 600 procedimentos de castração ao mês, divididos da seguinte forma: 300 cães (150 machos e 150 fêmeas) e 300 gatos (150 machos e 150 fêmeas). É esperado que o programa realize mais de 3 mil castrações ainda em 2022.

Outra parte do programa é o projeto CED (Capturar, Esterilizar e Devolver) nas escolas, com o objetivo de castrar animais que vivem nas mediações de escolas municipais, evitando assim a superpopulação de cães e gatos.

Segundo a subsecretária da Subea, Ana Cristina Camargo, uma das metas da gestão é beneficiar ONGs e protetores independentes. “Sabemos das necessidades da proteção animal e o credenciamento é mais uma forma de afirmar nosso compromisso com as políticas públicas para o bem-estar animal, além disso, em breve vamos realizar termos de cooperação com outros segmentos”, destaca.

Benefícios

Além do controle populacional, a castração e esterilização de cães e gatos contribui para outros aspectos nos animais: nas fêmeas, reduz a chance de câncer de mama (99% das cadelas castradas antes do primeiro cio não desenvolvem a doença e em gatas o o risco reduz 40% a 60%), evita infecções uterinas graves e impede o cio. Já nos machos, a castração reduz a vontade de sair do animal, reduzindo o risco de fugas, atropelamentos e brigas com outros machos, reduz problemas de próstata e câncer e evita a necessidade de marcar território. Os animais castrados também ficam mais dóceis após o procedimento.

Serviço

Para realização das castrações, a Ong e/ou Protetor Independente cadastrados no Combea (Conselho Municipal do Bem-Estar Animal) e na Subea, devem ir até a sede da subsecretaria e solicitar o encaminhamento para a castração, já saindo com o agendamento da mesma.

Para mais informações sobre o encaminhamento de castrações, os interessados podem se dirigir à sede da subsecretaria do Bem-estar animal, localizada na Avenida Afonso Pena, 3.297, centro, térreo, entrar em contato pelo telefone 2020-1397, pelo número 156, Fala Campo Grande e pelo aplicativo Fala CG 156.

Com informações da Prefeitura de Campo Grande. 

Veja também:

Programa Animal Comunitário garante proteções a animais

Acesse as redes sociais do O Estado Online no Facebook Instagram.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *