INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), anunciou na última sexta-feira (4), o retorno dos atendimentos presenciais, mediante agendamento, a partir da próxima segunda-feira (14), em todas as agências do país.
A determinação foi divulgada nas portarias 1.413 e 982 e Retificação no Diário Oficial da União (DOU), e visam formalizar e padronizar o fluxo operacional interno para ampliação dos atendimentos presenciais disponíveis para agendamento.
Em decorrência da pandemia de COVID-19, desde 2020 o INSS implementou uma série de medidas para evitar aglomerações nas unidades e restringiu o atendimento presencial mediante agendamento.
O sistema foi adotado em todos os serviços que não podiam ser feitos de maneira remota, como a realização de perícias médicas, avaliação social, reabilitação profissional e justificação administrativa.
Conforme o Instituto, o retorno dos atendimentos inclui pedidos de aposentadoria e pensão por morte, emissão de extratos, certificados e outros documentos, obtenção de resultados, entre vários outros.
Atendimento espontâneo
As portarias 1.413 e 982, também anunciaram oficialmente a retomada do atendimento realizado sem agendamento prévio, conhecido como atendimento espontâneo. De acordo com as portarias, em casos excepcionais onde o segurado não tenha acesso à internet ou telefone, é possível procurar agências físicas para realizar agendamento ou esclarecimento de dúvidas.
Serviço:
Para realizar o agendamento basta acessar o Meu INSS no site gov.br ou em aplicativos para celulares e telefone 135.
Com informações do Portal Gov.BR.