Inscrições para o Sisu do 1º semestre terminam na sexta-feira

USP
Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

As inscrições para o primeiro processo seletivo de 2023 do SISU (Sistema de Seleção Unificada) terminam na próxima sexta-feira (24). Para se inscrever, o candidato deve acessar o Portal Acesso Único do Ministério da Educação. Também é possível visualizar as vagas disponíveis, por modalidade de concorrência, curso, turno, instituição e localização.

Para Mato Grosso do Sul estão disponíveis 4.288 vagas ao todo. A UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) oferta 2.100 vagas em 153 cursos, além de ofertar 3,1 mil vagas por meio do processo seletivo “Quero ser UFMS”.

Já a UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) oferece ao todo 1.264 vagas para 64 cursos, sendo 708 reservadas para ampla concorrência e 556 para candidatos cotistas. A UFGD (Universidade da Grande Dourados) oferta 924 vagas em 32 cursos, sendo 454 para ampla concorrência e 170 para ações afirmativas.

O estudante poderá se inscrever no processo seletivo do Sisu em até duas opções de vaga com a possibilidade de alterar as opções durante todo o período de inscrições, sendo validado o último registro no sistema. Não é permitida a inscrição em mais de uma modalidade de concorrência para o mesmo curso e turno, na mesma instituição de ensino e local de oferta.

O resultado da seleção, com a divulgação das notas de corte, será no dia 28 de fevereiro. O candidato deverá realizar a matrícula ou o registro acadêmico na instituição para a qual foi selecionado no período de 2 a 8 de março. Os dias, os horários e os locais de atendimento serão definidos por cada instituição de ensino em seu edital próprio.

Quem pode participar?

Estudantes que realizaram o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) em 2022, que obtiveram nota na prova de redação maior que zero e que não declarou estar na condição de ‘treineiro’ ao se inscrever na última edição do Exame.

Os candidatos com melhores classificações são selecionados por meio de lista de chamada, seguindo a pontuação de cada um. No momento da inscrição o participante deve escolher até duas opções de curso e será possível alterar as opções escolhidas até o fim do prazo de inscrição.

Há vagas para ampla concorrência, cotas para negros, estudantes de escolas públicas, pessoas com deficiência e pessoas com baixa renda. O resultado da chamada regular será divulgado no dia 24 de fevereiro; é possível solicitar vaga na lista de espera, nos dias 28 de fevereiro a oito de março. A matrícula para chamada regular será de dois de março a oito de março e a convocação da lista de espera será a partir do dia 13 de março.

Notas de corte

Medicina é o curso com maior nota de corte na UFMS e UEMS, sendo necessários 829,52 pontos e 817.54 pontos respectivamente; já na UFGD é Direito, sendo necessário ter obtido 711.18 pontos no Enem. Já as menores notas são para Ciências Sociais, com 479,0 pontos (UFMS), História com 389.01 (UEMS) e Engenharia de Aquicultura, necessários 366.30, na UFGD.

Sisu

O Sisu é o programa do Ministério da Educação (MEC) para acesso de estudantes a cursos de graduação em universidades públicas do país, sejam elas federais, estaduais ou municipais. As vagas são abertas semestralmente por meio de um sistema informatizado que executa a seleção dos estudantes com base na nota do Enem.

As vagas ofertadas também são distribuídas conforme a Lei de Cotas (Lei nº 12.711/2012) que determina que as instituições federais de educação superior vinculadas ao MEC reservarão, em cada concurso seletivo para ingresso nos cursos de graduação, por curso e turno, no mínimo 50% de suas vagas para estudantes que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas, sendo metade delas reservadas para aqueles oriundos de famílias com renda igual ou inferior a 1,5 salário mínimo per capita.

As instituições podem adotar as próprias políticas e ações, como vagas reservadas e aplicação de bônus sobre a nota do candidato que atenda ao perfil indicado pela instituição. De acordo com as especificações da instituição, o Sisu faz o cálculo automaticamente e gera uma nova nota.

Além do Sisu, as notas do Enem podem ser usadas para acessar o Programa Universidade para Todos (ProUni), que oferece bolsas de estudo em instituições privadas, e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que facilita o acesso ao crédito para financiamento de cursos de ensino superior. O MEC divulga editais específicos para cada um desses programas.

Com informações da Agência Brasil.

Acesse também as redes sociais do O Estado Online no Facebook Instagram.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *