Os coordenadores de cursos das instituições de ensino superior já podem acessar o resultado do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), realizado em 2021. A partir dos dados disponibilizados, profissionais e gestores de educação podem identificar as áreas de conhecimento que podem ser aperfeiçoadas, tanto nas instituições públicas como privadas.
Esta é a primeira avaliação após a adoção de medidas de combate à pandemia de covid-19. De acordo com o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), o Enade avalia o desempenho dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares do respectivo curso de graduação.
O exame avalia também as habilidades dos estudantes, com o intuito de analisar exigências quanto à evolução do conhecimento e suas competências para compreender temas exteriores ao âmbito específico de sua profissão.
A prova do Enade é composta de 40 questões divididas em duas partes: múltipla escolha e discursivas. Destas, são 10 relativas à formação geral (8 de múltipla escolha e 2 discursivas, que correspondem a 25% da nota final); e 30 relativas a conhecimento específico (27 de múltipla escolha e 3 discursivas, que correspondem a 75% da nota final).
O coordenador-geral de Controle de Qualidade da Educação Superior do Inep, Ulysses Tavares Teixeira, aponta que os critérios estatísticos adotados permitem que os coordenadores de curso identifiquem os conteúdos com melhor ou pior desenvolvimento nos cursos oferecidos, de forma a buscar seu aperfeiçoamento. Os resultados estão disponíveis no site do Inep.
Sobre os cursos
O atual ciclo avaliativo abrangeu 7.997 cursos em 30 áreas de conhecimento: Artes Visuais (Licenciatura); Ciência da Computação (Bacharelado e Licenciatura); Ciências Biológicas (Bacharelado e Licenciatura); Ciências Sociais (Bacharelado e Licenciatura) Design; Educação Física (Bacharelado e Licenciatura); Filosofia (Bacharelado e Licenciatura); Física (Licenciatura) Geografia (Bacharelado e Licenciatura); História (Bacharelado e Licenciatura); Letras – Inglês (Licenciatura); Letras – Português (Licenciatura); Letras – Português e Espanhol (Licenciatura); Letras – Português e Inglês (Licenciatura); Matemática (Licenciatura); Música (Licenciatura); Pedagogia (Licenciatura) Química (Bacharelado e Licenciatura); Sistemas de Informação; Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas; Tecnologia em Gestão da Tecnologia da Informação; e Tecnologia em Redes de Computadores
O exame foi aplicado em 22.671 salas de aula localizadas em 1.409 municípios. A avaliação abrangeu 1.073 instituições privadas (82%) e 239 públicas (18%). Dos 7.997 cursos participantes do Enade, 5.043 (63%) eram de licenciatura; 2.121 (27%) de bacharelado; e 833 eram tecnológicos (10%).
O perfil acadêmico
O levantamento aponta que 67% dos estudantes (330.284) vieram de instituições privadas; enquanto 33% (162.177) são de instituições públicas (federais e estaduais).
De acordo com o coordenador-geral de Controle de Qualidade da Educação Superior do Inep, o perfil acadêmico predominante é do gênero feminino. “Se dividir pelos graus acadêmicos, percebemos que, na licenciatura, predominam estudantes mulheres (76%), mais velhas, pretas ou pardas. Nos cursos de bacharelado, o perfil é de homens brancos, mais jovens e solteiros. Já nos cursos tecnológicos, o perfil predominante é de homens (84%) brancos que trabalham 40 horas ou mais por semana”, detalha Ulysses Teixeira.
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