Governo de MS declara estado de emergência em Aquidauana após desastre natural

Foto: Saul Schramm/Arquivo
Foto: Saul Schramm/Arquivo

Nesta sexta-feira, (12) o Governo de Mato Grosso do Sul oficializou o reconhecimento da situação de emergência em partes das zonas urbana e rural do município de Aquidauana. O decreto, assinado ontem (11) pelo governador em exercício José Carlos Barbosa, conhecido como Barbosinha, tem validade de 180 dias e abrange áreas que foram recentemente afetadas por um desastre.

O incidente, classificado como ‘Tempestade Local Convectiva – Chuvas Intensas’, motivou a tomada de ações imediatas para atender às necessidades da população local. O reconhecimento da situação de emergência permite a mobilização de todos os órgãos estaduais, que atuarão sob a coordenação da Defesa Civil do Estado nas operações de resposta ao cenário presente em Aquidauana.

Além da atuação coordenada dos órgãos governamentais, o decreto possibilita a convocação de voluntários para reforçar as ações de reabilitação local. Também está autorizada a realização de campanhas de arrecadação de recursos junto à comunidade, visando facilitar a assistência à população afetada pelo desastre natural.

Uma medida importante prevista no decreto é a permissão para que autoridades administrativas e agentes da Defesa Civil, responsáveis pelas ações de resposta aos desastres, possam adentrar residências para prestar socorro ou determinar a evacuação imediata em casos de risco iminente. Essa flexibilidade visa garantir uma resposta rápida e eficaz diante das circunstâncias desafiadoras enfrentadas pela comunidade de Aquidauana.

Com informações de Nyelder Rodrigues, Comunicação Governo de MS

Acesse as redes sociais do Estado Online no Facebook Instagram.

Leia mais:

Operação Lei Seca é deflagrada com objetivo de reduzir acidentes de trânsito por embriaguez em Campo Grande

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *