Em sete dias, MS registra duas mortes e mais de 300 casos de Covid-19

covid-19
Foto: divulgação

Mato Grosso do Sul registrou nos últimos sete dias, 395 novos casos e dois óbitos por Covid-19, os novos representam um aumento de 127% em comparação à semana anterior, quando foram contabilizados 174 casos e três mortes. Os dados são do boletim epidemiológico da SES (Secretaria de Estado de Saúde) divulgados nesta terça-feira (23).

O primeiro óbito foi registrado no dia 17 de maio, a vítima era uma mulher de 75 anos, residente de Aquidauana e portadora de imunodeficiência/Imunossupressão. O segundo óbito foi registrado ontem (22), a vítima também do sexo feminino, tinha 85 anos e possuía doença cardiovascular crônica.

Dentre os novos casos, Campo Grande lidera a lista com 117 casos, seguido por Naviraí (91), Dourados (57), Ponta Porã (15), Glória de Dourados (10), Paranaíba (10), Sidrolândia (10), Bela Vista (9), Maracaju (9), Aquidauana (8). Ao todo 32 cidades registraram casos da doença.

Em 2023, o Estado contabiliza 19.377 casos confirmados e 109 óbitos, o que representa uma letalidade de 0,6% e um taxa de mortalidade de 3,8 a cada 100 mil habitantes. A incidência de casos para cada 100 mil habitantes é de 682,5.

Mato Grosso do Sul registrou desde o início da pandemia 612.586 casos confirmados por Covid-19 e 11.046 óbitos. Dos casos ativos no Estado, 15 seguem hospitalizados, sendo 9 em leitos clínico e seis em leitos de UTI (Terapia Intensiva). Outros 1.178 pacientes estão em isolamento domiciliar.

Vacinação

Campo Grande liberou a aplicação da vacina bivalente contra a Covid-19 a todos os públicos maiores de 18 anos. O imunizante protege contra as variantes da Ômicron e está disponível em mais de 50 locais da Capital.

Para receber a dose bivalente é necessário ter tomado pelo menos, duas doses de vacinas monovalentes (Coronavac, Astrazeneca ou Pfizer) no esquema primário ou reforço. A última dose deve ter sido tomada há no mínimo, quatro meses. Pessoas que estão com doses em atraso, também podem procurar as unidades de saúde.

Para quem ainda não recebeu nenhuma vacina contra o Coronavírus, a primeira dose contra Covid-19 segue disponível para crianças de seis meses a menores de dois anos (dose pediátrica), crianças de 3 a 11 anos e pessoas com 12 anos ou mais. Os calendários podem ser acessados no site VACINACG.

Crianças a partir de seis meses se enquadram para iniciar o esquema vacinal. Aquelas iniciaram o esquema com a Pfizer baby devem receber a segunda dose após um intervalo de quatro semanas e a terceira após oito semanas da dose anterior.

Acesse as redes sociais do O Estado Online no Facebook Instagram.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *