Nesta terça-feira (19) é celebrado o Dia da Caridade. Em Campo Grande mais de 100 famílias já foram beneficiadas pelo programa Suasc Solidária, trabalho feito pela Subsecretaria de Articulação Social e Assuntos Comunitários.
O programa funciona desde de janeiro deste ano e busca ajudar famílias em situação de vulnerabilidade socioeconômica, por meio de doações de alimentos e utensílios de saúde e higiene. O programa Suasc atendeu até julho, 104 famílias com cestas básicas, enxovais, pacotes de fraldas geriátricas, andadores e cadeiras de rodas.
Além disso, o projeto também oferece orientação sobre assuntos de cunho burocrático, onde a equipe da secretaria encaminha as demandas de forma organizada para cada órgão responsável de acordo.
Um dos atendidos é Wilson Moraes, que está em tratamento de câncer e portanto deve consumir apenas alimentos de forma enteral (que não consegue receber alimentação total por via oral). Por não possuir condições financeiras, com a ajuda do Suasc Solidária ele conseguiu o encaminhamento para a Abrapec (Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências) onde conseguiu atendimento.
De acordo com o secretário da Suasc, Chiquinho Telles, é preciso conscientizar a população para a prática da solidariedade. “É o meio para desenvolver um bom entendimento tanto para quem ajuda quanto para quem é ajudado. Quem tiver interesse em colaborar e ajudar pode entrar em contato com a equipe da Suasc por meio do (67) 99201-7792”, explicou.
Dia da Caridade
Com o intuito de reforçar o sentimento de altruísmo entre os brasileiros, foi criado o Dia da Caridade no Brasil, oficializado com a Lei nº 5.063, de 4 de julho de 1966, decretado pelo então presidente Humberto Castelo Branco.
De acordo com a lei, fica a cargo dos Ministérios de Saúde, Educação e Cultura organizar e promover o calendário de comemorações desta data.
O mundo ainda celebra o Dia Internacional da Caridade em 5 de setembro, data esta criada pela Organização das Nações Unidas (ONU), através da Resolução 67/105, de 2012.
A escolha do dia 5 de setembro é uma homenagem ao aniversário da morte de Madre Teresa de Calcutá.