Com 46 mil doses no estoque da Capital, vacinação contra gripe segue mesmo após fim da campanha

Divulgação
Divulgação

A vacinação contra a influenza em Campo Grande seguirá disponível para a população a partir dos seis meses. Oficialmente o encerramento da campanha nacional de imunização contra a doença estava previsto para ontem, dia 31 de maio.

Segundo o Serviço de Imunização da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), Campo Grande ainda possui aproximadamente 46 mil doses da vacina contra a gripe, portanto a aplicação segue até que haja doses disponíveis. A pasta ainda informou que apenas 32,08% do público alvo foi vacinado, o que representa 102,06 mil pessoas de um público estimado em 339 mil pessoas.

Na última campanha a cobertura foi muito abaixo do recomendado, que é de pelo menos 90% para cada um dos públicos. Em 2022, apenas 43,4% de todo o público-alvo buscou pela vacinação.

A vacina disponibilizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em todas as unidades de saúde da Capital protege contra os vírus H1N1 e H3N2 da Influenza A e contra a Influenza B, sendo eficaz contra as três formas diferentes de gripe.

Ação itinerante

Nesta quinta-feira, dia 01 de junho, haverá um ponto de vacinação instalado no plenarinho da Câmara Municipal. O atendimento acontece de 08h às 10h30 e de 13h às 16h.

Durante a semana, a vacinação estará disponível durante todo o dia (manhã e tarde) em mais de 70 unidades básicas de saúde (UBS) e de saúde da família (UBSF).

A doença

A gripe é uma doença respiratória causada pelo vírus influenza que é transmitida através do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar e também por meio das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com a boca, olhos e nariz. A gripe provoca febre, dores no corpo e mal-estar. Quem perceber esses sintomas deve procurar um posto de saúde.

Prevenção

Cuidados simples ajudam na prevenção contra a Gripe:

Lave as mãos com água e sabão e use álcool gel 70% regularmente, especialmente após tocar o nariz e a boca ou superfícies que possam estar contaminadas;

Proteja o nariz e a boca. Cubra-os enquanto espirra ou tosse e use lenços descartáveis;

Evite tocar a boca e o nariz; Melhore a circulação de ar abrindo as janelas;

Evite ficar por muito tempo em locais com grande aglomeração de pessoas;

Mantenha hábitos saudáveis: coma e durma bem, além de fazer exercícios físicos regulares.

Acesse as redes sociais do O Estado Online no Facebook Instagram.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *