Cassems abre drive-thru de testagem para COVID-19 em parceria com a SES neste sábado

Cassems
Foto: Divulgação

Neste sábado (15), a Cassems (Caixa de Assistência dos Servidores do Estado de Mato Grosso do Sul) inicia a força-tarefa da SES (Secretaria de Estado de Saúde) com o Drive-thru de Testagem de COVID-19, com funcionamento das 8h às 18h. A amostra será coletada por meio de Teste Rápido Antígeno e a recomendação é que o exame seja feito até o 7º dia do início dos sintomas. No drive-thru, serão permitidos apenas veículos automotores de 4 rodas. Com a parceria, serão ofertados 600 testes de coronavírus gratuitos por dia para a população campo-grandense. O cadastro ocorre pela plataforma: https://www.saude.ms.gov.br/teste-rapido-antigeno-para-covid-19/.

Após realizar a sua coleta, o resultado será emitido no mesmo dia e disponibilizado aos pacientes, via SMS e e-mail, no celular e no endereço eletrônico cadastrados no ato de agendamento, ou pelo link https://www.saude.ms.gov.br/exame-covid-19, que pode ser acessado pelo CPF ou código de agendamento do paciente.

O Teste Rápido Antígeno para COVID-19 tem como objetivo identificar a infecção atual em indivíduos e é indicado para pessoas com sinais ou sintomas da COVID-19, pessoas assintomáticas que tiveram contato com um caso positivo e pessoas com viagem marcada para o exterior. É indicado para adultos sem limite de idade e crianças a partir de 12 anos.

A iniciativa ocorre devido à alta de casos de COVID-19 na última semana de dezembro e primeiras semanas de janeiro, que tem movimentado as unidades hospitalares e preocupado a população. O crescimento do número de pessoas acometidas pela doença ocorre, ainda, em paralelo a um surto do vírus Influenza em Mato Grosso do Sul.

O atendimento estará disponível para todos os cidadãos campo-grandenses, beneficiados ou não pelo plano de saúde da Cassems, desde que tenham realizado o agendamento prévio pelo sistema da Secretaria de Estado de Saúde.

De acordo com a diretora de Assistência à Saúde da Cassems, Maria Auxiliadora Budib, a Caixa dos Servidores é comprometida com a saúde dos cidadãos campo-grandenses. “Entendemos que estamos em um momento ímpar e que temos imensa responsabilidade social. Então, atendemos ao chamado de parceria com o governo estadual e cedemos o nosso espaço e alguns dos nossos profissionais para testar a população em um drive-thru com capacidade para coleta simultânea, com seis estações”.

Cassems contra a Covid-19 e a Influenza

Além de contribuir com a força-tarefa da SES, a Cassems trabalha com seriedade e agilidade para atender os beneficiários que apresentaram sintomas respiratórios nas últimas semanas. Para lidar com essa demanda de pacientes, o plano de saúde tem desenvolvido algumas iniciativas que levam mais segurança e acolhimento. Uma delas é o hospital de campanha, para atendimentos na Unidade Hospitalar de Campo Grande, que colabora para separar pacientes com e sem sintomas gripais nas entradas da unidade hospitalar. A tenda conta com 5 consultórios e, ainda, um drive-thru para a realização de testes para COVID-19 e Influenza.

Ainda, nesta segunda-feira (10), a Cassems reabriu o Disque Dúvida de Sintomas Respiratórios para beneficiários, canal exclusivo para dar orientações sobre como proceder ao manifestar sintomas gripais. O serviço telefônico conta com uma equipe de profissionais de saúde no atendimento, pelo telefone 3309-5478, que funciona de segunda à sexta-feira, das 8h às 18h. Assim, é possível evitar que pacientes se desloquem até uma unidade de saúde sem necessidade.

 

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *