Neste sábado (16), Campo Grande continua com o plantão de vacinação contra a Covid-19 e gripe. A dose da vacina da gripe, que protege contra os vírus H1N1, H2N3 e Influenza B, cepas que estão com circulação ativa, está disponível para toda a população a população a partir dos seis meses de idade.
Somente neste ano, Campo Grande registrou 37 óbitos por Influenza durante um surto atípico da doença que aconteceu em janeiro e a preocupação é que, com a tendência de queda nas temperaturas, uma nova onda da doença se inicie.
Já as vacinas que protegem contra a infecção contra o novo coronavírus também está disponível neste sábado, para quem tem cinco anos ou mais e ainda não tomou nenhuma dose da vacina.
A primeira dose de reforço pode ser aplicada para toda a população que tenha 12 anos ou mais e que tenha concluído o esquema primário de vacinação a pelo menos quatro meses, exceto para pessoas com imunocomprometimento grave, que o intervalo muda para 28 dias.
Quem tem 40 anos ou mais, trabalha na área da saúde ou tenha a partir de 18 anos e algum imunocomprometimento grave já está apto para receber o segundo reforço, para isso é necessário ter tomado a terceira dose há pelo menos quatro meses.
Confira os locais de imunização:
Centro:
UBS 26 de Agosto
Anhanduizinho:
UBS Dona Neta
Bandeira:
USF Moreninhas
Hoje (16) a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) divulgou três locais de testagem para a Covid-19:
UBS 26 de Agosto – Centro
USF Moreninha – Bandeira
UBS Dona Neta – Anhanduizinho
O plantão de testagem começou as 7h e irá se encerrar as 17h. O teste é recomendado para pessoas que estejam entre o primeiro e oitavo dia de sintomas.