Confira a coluna “Segredos de Estado” por Laureano Secundo

Laureano Secundo
Foto: Valentim Manieri

A biruta da política

Na última semana, a política nacional e internacional viveu momentos dignos de filmes de suspense, quando a cada momento soprava em uma direção diferente. Normalmente, nestes momentos, se usa como exemplo o instrumento meteorológico chamado de biruta, mas comumente instalado em aeroportos, mas que virou gíria para se referir à pessoa meio maluca, instável, facilmente influenciável que muda de opinião constantemente.

A opinião pública que sente os rumos das decisões políticas deve estar digerindo o que está acontecendo e, como a trama entre os políticos ainda não chegou ao fim, fica igual nuvem a cada nova rajada, apresentando numa posição diferente. Por incrível que possa parecer, por enquanto, no cenário político, o chamado centro (nem esquerda, nem direita) é que permanece longe de tudo, talvez porque nunca foi centro e sim pra centro-esquerda, ora centro-direita, dependendo de quem está no poder.

É a economia

Essa taxação do Trump pode complicar ainda mais a situação da economia de Mato Grosso do Sul, pois pega em cheio as exportações do agro, celulose e minérios.

Ciúmes

Dizem que a prefeita de Campo Grande Adriane Lopes bem que gostaria de ter uma participação maior nas articulações do PP, que são comandadas soberana e imperialmente pela senadora Tereza Cristina.

Neopetista

O ex-deputado federal Fabio Trad é hoje a voz mais lulista das redes sociais. Cada aparição sua chega a dar inveja ao petista raiz. Como já se desfiliou do PSD, muita gente aposta que assinar a ficha de filiação ao PT é uma questão de tempo.

Lula 4

O ex-governador Reinaldo Azambuja, que já declarou que a reeleição do presidente Lula faria muito mal ao Brasil, pode ter que, mesmo, informalmente dividir voto com Vander Loubet para o Senado.

Impasse

Uma possível crise econômica e seus reflexos na política podem levar a classe política a deixar a decisão sobre que partido se ligar para a data limite que é o mês de abril de 2026.

PSB

Se enfrentar uma resistência muito forte dos políticos do MDB de MS, a ministra Simone Tebet teria dois caminhos para ser o nome do presidente Lula na eleição estadual. Pedir uma intervenção do diretório nacional ou se filiar ao PSB.

Meninos eu vi

Na eleição de 1994 após muitas trocas de candidatos o grupo ligado ao ex-governador Pedro Pedrossian que inicialmente lançou o ex-conselheiro do Tribunal de Contas João Leite Schimidt como pré-candidato a governador, acabou lançando Waldemar Justus Horns e acabou confirmando Levy Dias como candidato, tendo o então deputado Alberto Rondon como vice. Quando, a certa altura da campanha, se comentou que Pedro Pedrossian não estaria verdadeiramente apoiando Levy Dias, foi Rondon que respondeu.
– Político distribui dinheiro, mas sonega poder.

Frase

“A tarifa de 50% impacta setores importantes como o agronegócio e a indústria nacionais”
Senador Nelsinho Trad (PSD), presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado.

 

Confira as redes sociais do Estado Online no Facebook Instagram

 

Leia mais

Deputados devem votar, na primeira sessão da semana, sete projetos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *