Prefeitura promove formação continuada em Educação Especial para profissionais da REME

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A Prefeitura Municipal de Campo Grande, por meio da Semed  (Secretaria Municipal de Educação), realizou nesta sexta-feira (14), mais uma importante Formação Continuada para profissionais da Educação Especial, promovida pelo Centro Municipal de Educação Especial Inclusiva da REME. O encontro reuniu professores e equipes técnicas no auditório do Colégio Adventista e integra o ciclo permanente de qualificações ofertadas pela Rede Municipal de Ensino.

Voltada ao aprimoramento das práticas pedagógicas e comportamentais para o atendimento de alunos com deficiência e neurodivergências, especialmente aqueles diagnosticados com TEA  (Transtorno do Espectro Autista) a formação reforça o compromisso da gestão municipal com uma educação cada vez mais acolhedora e inclusiva. Atualmente, a REME conta com cerca de 6.000 alunos autistas.

O psicólogo Thiago dos Santos Ferraz, especialista em ABA  (Análise do Comportamento Aplicada), ministrou a palestra central do evento, destacando a importância da prevenção no manejo de comportamentos desafiadores e da construção de rotinas claras e ambientes previsíveis. “Todo comportamento comunica algo”, enfatizou o palestrante, reforçando que, em situações de crise, o foco deve sempre ser a segurança de todos e a atuação integrada com famílias e profissionais de apoio.

A coordenadora do Centro Municipal de Educação Especial Inclusiva da REME, Tânia Filiu, explicou que a formação integra um conjunto contínuo de ações que visam fortalecer o acolhimento e o desenvolvimento das práticas inclusivas na rede. Segundo ela, o aumento significativo de diagnósticos e a complexidade das demandas reforçam a importância de investir na formação permanente dos profissionais. Participaram do encontro professores do GAPS  (Grupo de Atendimento Psicopedagógico) e do AEE  (Atendimento Educacional Especializado).

A professora Beatriz Barbosa da Silva, da Sala de Recursos da E.M. Professora Oneida Ramos, que atende cerca de 35 alunos com autismo, destacou que formações como essa fortalecem o trabalho pedagógico, na prática. “Aprendemos todos os dias com nossos alunos. Essas formações nos ajudam a ampliar nossa visão e qualificam ainda mais nosso atendimento”, afirmou. Ela também ressaltou o fortalecimento da parceria com as famílias, que hoje buscam a escola como referência para orientação e encaminhamentos.

Outro eixo fundamental da formação abordou o cuidado emocional dos educadores. A palestrante Joseane Roque, especialista em Saúde Emocional, ressaltou que o professor precisa estar emocionalmente regulado para conseguir acolher o aluno. “Não existe aprendizagem sem emoção. Para que o aluno aprenda, o educador precisa estar bem”, defendeu. Segundo ela, a missão dos profissionais que atuam na Educação Especial é impulsionada pelo desejo de promover autonomia e acolher as famílias.

O secretário municipal de Educação, Lucas Henrique Bitencourt, destacou que a Educação Especial é uma das prioridades da atual gestão. “Trabalhar com as crianças e com suas famílias é uma escolha diária, que exige sensibilidade, formação continuada e compromisso. Nosso objetivo é construir uma rede cada vez mais inclusiva e preparada”, afirmou.

Sobre os palestrantes

  • Thiago dos Santos Ferraz – Psicólogo formado pela UCDB, especialista em ABA pelo IBAC e mestre em Psicologia pela UFGD. Atua como supervisor clínico no IABA, com foco em desenvolvimento atípico e políticas públicas de saúde e educação.
  • Joseane Roque – Especialista em Saúde Emocional, Terapeuta Floral, palestrante e reconhecida internacionalmente como Peacemaker. É Embaixadora da Paz pelo Círculo de Embaixadores da Paz de Genebra (Suíça) e pelo IFLAC WORLD, além de membro do PEN CLUB do Brasil – seccional Centro-Oeste.

Com a iniciativa, a Prefeitura de Campo Grande reafirma seu compromisso com a inclusão, o desenvolvimento humano e a oferta de uma educação pública de qualidade para todos os alunos da REME.

 

 

Por Prefeitura de Campo Grande

 

Acesse as redes sociais do Estado Online no Facebook Instagram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *