Campo Grande se prepara para celebrar seus 126 anos com a entrega da revitalização de um de seus maiores símbolos turísticos, o Monumento dos Tuiuiús. A reinauguração está marcada para o dia 19 de agosto e promete devolver à cidade um de seus cartões-postais mais queridos pela população e visitantes.
As três esculturas, batizadas de Asa Branca, Majestoso e Zé Bicudo, foram danificadas por uma forte tempestade em dezembro de 2023. Desde então, o local passou por obras de recuperação e melhorias, com a reconstrução das aves sendo conduzida pelo próprio criador das peças, o artista plástico Cleir Ávila.
A revitalização do monumento está sendo possível graças ao apoio da Aena Brasil, empresa que administra o Aeroporto Internacional de Campo Grande, e da cooperativa de crédito Sicredi. As esculturas já estão completamente pintadas, resgatando o visual vibrante que marca a identidade do local.
No entanto, a nova configuração do espaço trará algumas mudanças em relação ao cenário anterior. As duas esculturas que resistiram parcialmente à tempestade tiveram os espelhos d’água ao seu redor substituídos por áreas gramadas. O espaço foi aterrado e o plantio de grama já começou. Apenas a escultura que foi totalmente destruída, e está sendo refeita do zero, manterá a lagoa aos seus pés.
O Monumento dos Tuiuiús fica na entrada do Aeroporto Internacional de Campo Grande, e há anos serve como uma recepção simbólica da Capital sul-mato-grossense. A reinauguração da
Confira as redes sociais do Estado Online no Facebook e Instagram
Leia mais
Campanha “Sacola Solidária” aquece inverno de quase 400 crianças na Capital