Mato Grosso do Sul receberá sede do PEN Clube Brasil

420750_1053796_pen_clube_foto_7

No dia 21 de junho, o presidente da Fundação de Cultura de MS, Max Freitas e a escritora Delasnieve Daspet  irão até o Rio de Janeiro para posse da escritora como nova associada PEN Brasil, durante a solenidade, Ricardo Cravo Albin, presidente da instituição deve também anunciar uma nova sede da PEN Brasil na capital. Este local muito importante para a literatura abrangerá os escritores dos estados brasileiros vizinhos e até possíveis escritores de países limítrofes ao Brasil.

PEN Clube do Brasil, fundado na cidade do Rio de Janeiro no dia 2 de abril de 1936, é uma organização de escritores empenhada na defesa da liberdade de expressão e nos direitos e valores humanistas. O PEN Brasil faz parte do PEN Internacional e possui uma ligação linguística com o PEN Clube Português. 

Como uma associação civil, de caráter cultural, não governamental e sem fins lucrativos, o PEN do Brasil congrega escritores e profissionais da palavra, de nacionalidade brasileira, como poetas, escritores e novelistas (significado da silga P.E.N.).

A entidade foi fundada pelo teatrólogo e romancista Cláudio de Sousa e já teve ou possui afiliados consagrados na literatura brasileira como: Guimarães Rosa, Manuel Bandeira, Carlos Drummond de Andrade, Austregésilo de Athayde, Carlos Heitor Cony, José Mindlin, José Sarney, João Ubaldo Ribeiro, Paulo Coelho, Nélida Piñon, entre outros.

O nome da entidade surgiu das iniciais de três palavras (Poetry, Essay and Novel, isto é, Poesia, Ensaio e Romance) e reflete também o simbolismo da palavra “PEN, a pena, que foi o instrumento do escritor de ontem e continua a ser o símbolo do escritor de todos os tempos.

Como uma associação civil, de caráter cultural, não governamental e sem fins lucrativos, o PEN do Brasil congrega escritores e profissionais da palavra, de nacionalidade brasileira, como poetas, escritores e novelistas.

Veja comunicado oficial:

Acabando de receber a aprovação da sede internacional do Pen Clube, em Londres, ao meu comunicado da criação da primeira filial do Pen Clube Brasil no Estado de Mato Grosso do Sul, apresso-me a lhe comunicar a distinção que seu Estado acaba de receber do único Órgão Internacional dos escritores mundiais no Brasil, uma bandeira reconhecida pelos temas e ações a favor da liberdade de expressão e garantias físicas e/ou individuais do direito de ir e vir de quem emite opiniões públicas.

Devo também agregar que o Pen Internacional me solicitou que transmitisse à nova associada do seu Estado, Delasnieve Daspet, as saudações tanto da sede londrina quanto das coirmãs que compõem a atual Mesa Diretora na capital do Reino Unido. Igualmente me rogou que este Presidente cumprimentasse a mais alta autoridade do Mato Grosso do Sul, o Exmo. Sr. Governador, além do Presidente da Fundação Cultural do Estado, pela acentuada liderança de fazer a primeira filial no Brasil do Pen Clube Brasil, situado até então apenas no Rio de Janeiro.

Faço-o com justo orgulho, rogando-lhe que receba os seus e transmita os mesmos cumprimentos ao Digno Governador.

Portanto, e por isso tudo acima, confirmo que no próximo dia 21 de junho, ao presidir ao seu lado a sessão solene de posse da nova sócia efetiva Delasnieve Daspet comunicarei publicamente a criação da filial Pen Clube Internacional em Mato Grosso do Sul, podendo e devendo abranger os escritores dos estados brasileiros vizinhos e até possíveis escritores de países limítrofes ao Brasil.

Da mesa de honra participarão, além do caro amigo, Delasnieve e Lucia Regina de Lucena, que a receberá em nome do Pen Clube Brasil. 

Acesse também as redes sociais do O Estado Online no Facebook e Instagram.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *