Os Correios suspenderam nessa terça-feira (2) os pagamentos com cartão de crédito e débito em todas as agências do país. Além disso, as postagens feitas pelo site e pelo aplicativo ficaram temporariamente indisponíveis. A medida afeta diretamente aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), que utilizam os serviços da estatal para consultar, contestar ou acompanhar descontos indevidos.
A suspensão ocorre após a rescisão do contrato com a empresa responsável pelo sistema de pagamentos, que está sob investigação por envolvimento em esquema de lavagem de dinheiro. A prestadora foi alvo de operações de combate ao crime organizado na última quinta-feira (28). O contrato havia sido firmado após licitação realizada em 2021.
Em nota, os Correios informaram que “temporariamente, os pagamentos via cartão de crédito e débito estão indisponíveis. Você continua contando com o Pix, que segue ativo e funcionando normalmente em nossas operações”. A estatal reforçou ainda que o processo administrativo segue os prazos legais e que a normalização dos serviços será feita “no menor tempo possível”.
Alternativas aos clientes
Enquanto o sistema não é restabelecido, a orientação é que pagamentos sejam feitos exclusivamente nas agências físicas. O bloqueio afeta principalmente os serviços de postagem, mas não interfere diretamente nas consultas e contestações de descontos de benefícios do INSS, que seguem disponíveis presencialmente.
A empresa afirma que todas as providências estão sendo adotadas para retomar os serviços digitais e normalizar os meios de pagamento.
Confira as redes sociais do Estado Online no Facebook e Instagram
Leia mais
Economia brasileira mantém crescimento e PIB chega a R$3,2 trilhões no 2º trimestre, aponta IBGE