Correios iniciam atendimento a aposentados e pensionistas nesta semana

Foto: Divulgação
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Veja como consultar lista de agências dos Correios para atendimento presencial sobre descontos não autorizados do INSS. Serviço começa nesta sexta-feira, 30 de maio

A partir desta sexta-feira (30/5) aposentados e pensionistas do INSS já podem procurar uma das 4.730 agências dos Correios em todo o país para verificar se houve algum desconto associativo não autorizado em seus benefícios.

Essa iniciativa é uma parceria entre a Previdência Social e os Correios para oferecer um atendimento presencial, humanizado e acolhedor para quem enfrenta dificuldades com o atendimento digital. Para saber qual a agência mais próxima de você, acesse o link com a lista completa de unidades participantes , ou baixe o arquivo no final desta notícia.

Você também pode conferir a lista das agências:

  • No site dos Correios
  • Pela Central 135

Para quem é esse atendimento?
Se você tem dificuldade com internet ou telefone, ou se sente mais confiante para tirar suas dúvidas com uma pessoa, o atendimento presencial é a melhor opção para você.

Mas atenção: os canais preferenciais para o atendimento continuam sendo o aplicativo Meu INSS, o site do INSS e a Central 135. Se você já fez a consulta por um desses meios, não é necessário ir a uma agência dos Correios.

O que levar para ser atendido?
Apenas um documento de identificação oficial. Não é necessário levar extrato, contracheque ou comprovante de inscrição.

Se o beneficiário estiver impossibilitado de comparecer à agência, o atendimento poderá ser realizado por um representante legal, mediante apresentação de procuração legal autenticada. Nesse caso, o acesso será restrito à consulta, sem possibilidade de alterações cadastrais.

COMO FUNCIONA?

O atendimento presencial será realizado por meio do acesso a uma plataforma eletrônica específica, independente da base de dados dos benefícios previdenciários, garantindo total segurança das informações.

Nas agências habilitadas, os aposentados e pensionistas poderão:

  • Consultar se foi feito algum desconto não autorizado no benefício
  • Requerer a contestação de descontos não autorizados
  • Reconhecer a autorização de algum desconto
  • Consultar sobre resultado da contestação (15 dias úteis após a entrada)
  • Analisar e contestar a documentação apresentada pela associação
  • Imprimir o protocolo, com orientações para acesso pelo 135 e Meu INSS

Todo o atendimento será gratuito, realizado por equipes treinadas, com prioridade garantida aos aposentados e pensionistas nas agências. Haverá sistema de gestão de filas ou guichês exclusivos.

E quem mora longe de uma agência?

O Governo Federal e os Correios estão planejando levar esse atendimento até os lugares mais distantes, com ações itinerantes e busca ativa. O compromisso é que ninguém fique de fora!

Alerta importante!

Ninguém do INSS ou dos Correios está autorizado a ir até a casa dos beneficiários. Se alguém aparecer dizendo ser do INSS ou dos Correios, é golpe!

O atendimento está sendo realizado apenas pelos canais oficiais:

  • Pelo aplicativo Meu INSS (disponível para Android iOS )
  • Pelo site do INSS
  • Pela Central 135
  • A partir do dia 30 de maio, pelas agências dos Correios

PAGAMENTOS ATÉ 6/6 

Todos os aposentados e pensionistas do INSS que sofreram algum desconto de mensalidade associativa na folha de pagamentos referente a abril terão os valores devolvidos a partir desta segunda-feira, 26 de maio. Serão reembolsados, ao todo, R$ 292 milhões aos beneficiários.

No fim do mês passado, o INSS havia determinado a suspensão de todos os descontos desse tipo. Porém, como a folha de pagamentos referente ao mês de abril já estava fechada, os descontos ainda foram realizados nos pagamentos feitos entre 24 de abril e 8 de maio. O INSS, no entanto, reteve esses valores e não repassou o montante às entidades associativas. Agora, a devolução será feita com o pagamento regular dos benefícios, de 26 de maio a 6 de junho. Para isso, o beneficiário não precisa tomar nenhuma providência.

Em caso de dúvidas, sempre procure os canais oficiais antes de tomar qualquer decisão.

Com informações da Agência Gov.

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