Às vésperas do fim do prazo, mais de 400 mil jovens não tiraram o título de eleitor na Bahia

título de eleitor
Divulgação/TSE

O prazo para emissão, transferência ou regularização do título de eleitor encerra amanhã (4), em todo o Brasil. Na Bahia, um dos maiores estados do país, cerca de 433 mil jovens ainda não solicitaram o documento. Conforme o TRE-BA (Tribunal Regional Eleitoral da Bahia), em todo estado existem 488 mil pessoas com idade entre 16 e 17 anos aptas a tirarem o título, mas até o momento apenas 54.754 solicitaram o documento, o que corresponde a 11% dos jovens.

Dados do TRE apontam que a procura pelo título caiu nos últimos anos, em 2020, 171.508 jovens entre 16 e 17 anos tinham título de eleitor na Bahia. O documento é imprescindível para exercer o direito de participar da escolha dos próximos deputados estaduais e federais, senadores, governadores e presidente da República nas eleições de 2022.

Como solicitar

A emissão do documento é rápida e fácil e pode ser feita on-line pelo sistema Título Net, disponível no Portal do TSE (Tribunal Superior Eleitoral). O mesmo procedimento pode ser feito por quem precisa transferir ou regularizar o título. Até 4 de maio pessoas travestis ou transexuais também podem podem solicitar o uso do nome social no documento.

Para viabilizar a emissão do documento e auxiliar pessoas que não possuem acesso ou têm dificuldades com a internet, os TREs de todo o país ampliaram os horários de expediente e atendimento ao público das 12h às 19h, com uma hora a mais de serviço.

O novo horário é válido para secretarias e Cartórios Eleitorais, centrais e postos de atendimento durante o período de 4 de abril a 6 de maio

Penalidades

Vale ressaltar que o eleitor que não estiver com o título regularizado, não votou e nem justificou a ausência nas últimas três eleições, ou teve o título de eleitor cancelado não poderá emitir o passaporte ou carteira de identidade, receber vencimentos ou remuneração se estiver em qualquer função ou emprego público ou em instituições e empresas que tenham relação com o governo, conseguir empréstimos em qualquer estabelecimento bancário público, se inscrever em concursos públicos e ser empossado ao cargo, renovar matrícula em instituições de ensino oficiais ou fiscalizadas pelo governo, exigir a quitação do serviço militar ou imposto de renda para qualquer ato ou obter a certidão de quitação eleitoral.

As Eleições 2022 estão marcadas para: primeiro turno no dia 2 de outubro, e segundo turno, se houver, em 30 de outubro.

Com informações do TSE.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *