O documentário “Sidrolândia Memórias”, de Jander Gomez, vai ser exibido pela primeira vez na noite desta quinta-feira (24), na Praça Porfírio Pereira de Brito. O filme tem duração de 35 minutos e foi produzido com recursos da Lei Aldir Blanc.
O filme conta a história da formação da cidade de Sidrolândia pelo olhar de historiadores, antropólogos e principalmente por quem viveu a construção. O desbravamento criativo municipal, sua população e o papel das mulheres em sua história.
O produtor cultural, escritor e roteirista de cinema Jander Gomez diz que Sidrolândia é uma cidade que começa, de certa forma, errada.
“Há um mistério muito grande, por exemplo, sobre a Dona Deolinda Pereira de Brito, que era as donas das terras que hoje está localizada a cidade. Toda a história de Sidrolândia passa pelas mulheres de forma muito mais decisiva que dos homens ao qual essas mulheres eram esposas. O documentário questiona principalmente o apagamento da dona da fazenda que se formou em Sidrolândia”, argumenta o produtor.
(Com assessoria)