Restauro da Casa do Artesão: demolição do anexo já foi toda concluída

Edemir Rodrigues
Edemir Rodrigues

Contemplada pelo pacote do Governo do Estado “Retomada MS”, a Casa do Artesão, unidade da Fundação de Cultura do MS, recebe recursos no valor de R$ 2,2 milhões, que estão sendo utilizados na reforma completa do prédio. A parte de demolição da alvenaria do anexo, que não faz parte do complexo histórico, já está toda concluída.

Segundo Gianne Fabian, arquiteta da Agesul, que esteve no prédio, a previsão de entrega da obra para a população é em outubro deste ano, mas o Estúdio Sarasá, responsável pelo restauro, está trabalhando para entregar um pouco antes.

“Agora estão raspando as esquadrias, a fachada, onde vai ser feita a restauração. A importância do restauro do prédio se dá pelo seu histórico, vai manter aspectos originais para não perder a história, como era feito antigamente, entregando um espaço mais apropriado para a população, com ambiente de convívio, estimulando as pessoas a fazer a visitação”.

Antonio Sarasá, do Estúdio Sarasá, é o responsável pelo restauro da Casa do Artesão. Ele explica que neste momento, como é período de chuva, não se pode mexer muito na cobertura. “Estamos trabalhando mais na parte interna. A partir de abril vamos mexer mais na parte externa”, explica.

Na parede, que é o pulmão da casa, será colocado reforços na estrutura para segurar melhor o telhado, que está se movimentando e inclinando.

“Tem muita terra na argamassa, isso dá uma série de problemas que começam a degradar a casa como um todo, porque vai subindo a umidade. Com a estratigrafia observou-se a cor amarelo original, que vai ser mantida. Nós vamos voltar a trazer a fisiologia da Casa, como ela era em suas origens. A gente está aprendendo com a Casa, ela vai se contar como ela era, qual era a roupa que ela se vestiu na sua juventude. Fazer esse restauro é se encantar e encantar as pessoas. Elas têm que vir aqui e sentir uma emoção, uma relação de pertencimento. É muita paixão envolvida, muito encantamento. Nós queremos passar para as gerações futuras esse conhecimento”, detalhou o restaurador.

História

Situada em um prédio histórico e centenário que marca o crescimento da nossa Capital, a Casa do Artesão de Campo Grande é um espaço singular de comercialização do rico e diverso artesanato de Mato Grosso do Sul.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *