Com forte esquema de segurança, diversos agentes e um público de aproximadamente 160 mil pessoas, um dos personagens que chamou a atenção da internet durante a cerimônia de posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), realizada ontem (01), foi o fotógrafo Ricardo Stuckert, de 52 anos.
Fotógrafo pessoal de Lula a pelo menos 20 anos, Stuckert provou a todos que tem fôlego para dar, vender e emprestar, correndo durante todo o desfile, na maioria mais rápido que os próprios seguranças, com uma câmera teleobjetiva em uma mão e o celular na outra, a onde também fazia fotos e vídeos para as redes sociais.
Stuckinha, como é chamado pelos mais íntimos, ainda conseguiu realizar fotos enquanto se pendurava na porta do Rolls-Royce e controlar um drone, tudo ao mesmo tempo. O profissional virou assunto nas redes, roubou a cena e gerou diversos memes.
O internauta Felipe Spinelli comparou Stuckert a um maratonista. “O Ricardo Stuckert vivendo uma São Silvestre na posse do Lula ao correr atrás do Rolls-Royce”, escreveu. Outro perfil com o nome Felipe Salgado exaltou a performance do profissional. “Ele tira foto, faz live com o celular, controla um drone ao mesmo tempo e ainda chega na frente de todo mundo. Acho que ele tira uns 3k limpo + vale refeição + plano de saúde e odontológico”, brincou.
Terno + sapato social + 5-6kg de equipamentos + Sol de 90° + privação de sono + publica as fotos ao vivo e imediatamente após os eventos + gato e charmoso = Ricardo Stuckert
Imagina esse cara no Iron Man… pic.twitter.com/n4oAoaUGHI— Pedro Carvalho (@Oparbento1) January 2, 2023
Desta vez o Ricardo Stuckert não foi trouxa e pegou carona no Rolls Royce presidencial HAHA pic.twitter.com/jvzLfzmW9P
— William De Lucca (@delucca) January 1, 2023
Alguns usuários no Twitter compararam Stuckert com Keanu Reeves, em uma montagem do vestido de terno, enquanto corria em uma cena de ação. Outros resolveram colocar imagens genéricas de correria ou de extrema força para brincar com a situação. Teve ainda quem chamou o fotógrafo de “John Wick”, em referência aos filmes de ação protagonizados por Reeves.
Stuckert acompanha Lula oficialmente desde 2003 e se tornou um dos homens de confiança do presidente. Depois do governo, a parceria se manteve: passou pelo impeachment de Dilma, pela prisão de Lula e sua soltura, pela terceira candidatura presidencial do petista e, agora, na posse. Até hoje é ele quem grava as lives de Lula e registra os encontros com autoridades e celebridades.
Ele também é conhecido pelo seu trabalho fotografando os índios Ianomâmis em 1997. Também foi Diretor de Fotografia e de imagens exclusivas do filme Democracia em Vertigem, filme original da Netflix, dirigido por Petra Costa e que concorreu ao Oscar de 2020, na categoria Melhor Documentário.