Você sabia que existem meios além dos farmacológicos para aliviar aquela dor forte da cólica menstrual? A alimentação conta muito, e é bom dar aquela evitada em bebidas gasosas e comidas gordurosas. Passe longe da carne de porco e embutidos.
Outra técnica que ajuda e pode virar sua melhor amiga nesses momentos de picadas de dor, é a infalível e amorosa bolsa térmica. Manter a região dolorida aquecida faz toda a diferença. E por falar em se manter quentinha, vale também manter as extremidades do corpo protegidas.
É a hora de evitar andar descalço no chão gelado, usar sua meia de estimação e abraçar os sapatos fechados. Nessas horas, até meditação para relaxar dá aquela boa tirada do foco da dor.
Além dessas dicas, a natureza nos presentou com plantas medicinais que prometem te ajudar a sentir menos cólica. Confira os principais.
Chá de camomila: Com efeito calmante e relaxante, a camomila estimula a produção de aminoácido que alivia as dores. Frequentemente usada por quem tem problemas com ansiedade ou insônia, a planta ajuda a reduzir os espasmos musculares e as tensão, e como efeito alivia as dores.
O modo de preparo mais comum é adicionar duas colheres (chá) de flores secas de camomila em 250 ml de água em estado de fervura (não deixar ferver), tampar o recipiente, deixar repousar durante cerca de 10 minutos e coar antes de beber.
Chá de artemísia: Por possuir propriedades anti-inflamatórias, antioxidante e antiespasmódicas, a planta estimula o útero e pode ajudar com o fluxo, regular a menstruação e aliviar os sintomas da cólicas. Além do chá (que é bem amargo), outra forma de usar a artemísia é fazer compressas quentes na região do ventre.
Para o chá, adicione água fervente em 1xícara (chá) com 1 colher (chá) de folhas e inflorescências picadas, administrada ½ hora antes das refeições.
A artemísia é contraindicada na gravidez e lactação. A planta pode se tornar tóxica se usada em excesso.
Chá de calêndula: Com ação anti-inflamatória, calmante e cicatrizante, a planta ajuda com cólicas intensas durante o período menstrual. Ela ainda possui flavonoides e óleo essenciais na composição, o que auxilia a diminuir as dores.
Para fazer o chá, basta 2 colheres de sopa das flores em 1 xícara de chá de água fervente e deixar descansar por 5 minutos. Depois coar e beber 1/2 xícara de manhã e meia xícara à noite.
Chá de orégano: Esse temperinho milagroso que dá o tom das pizzas, é uma erva maravilhosa que ajuda a regular a menstruação e eliminar toxinas. Para o período menstrual, ele é um ótimo aliado para diminuir dores e inflamações, além de conter ação diurética e sudorífera. Ele também ajuda a reduzir as dores de cabeça, que também costumam surgir neste período.
O medida de o chá é de 1 colher (de sopa) de orégano seco ou recém colhido para 1 xícara de água fervente, coe e deixe descansar entre 5 a 10 minutos. Coe e tome morno de 2 a 3 vezes por dia.