Mocidade Independente da Nova Corumbá vence Carnaval 2026 em enredo que consagrou Tereza de Benguela

Foto: Anderson Gallo/Diário Corumbaense
Foto: Anderson Gallo/Diário Corumbaense

Com 159,5 pontos, escola superou Império do Morro em disputa acirrada com desfile sobre resistência negra

Com uma disputa decidida nos décimos, a Mocidade Independente da Nova Corumbá conquistou o título do Carnaval de Corumbá 2026 e garantiu a vitória por apenas meio ponto de diferença.

Com 159,5 pontos, a mocidade alcançou a vitória da competição, a império do Morro ficou com o vice-campeonato ao somar 159 pontos. Em terceiro lugar apareceu a A Pesada, com 158 pontos.

Última escola a desfilar na avenida General Rondon, já na madrugada de terça-feira (17), a campeã apostou em um enredo de forte conteúdo histórico: “Mocidade grita forte: Salve Tereza, rainha do quilombo, a voz da liberdade”. A narrativa exaltou a trajetória de Tereza de Benguela, liderança quilombola reconhecida como símbolo de resistência à opressão colonial.

O Desfile da Mocidade Idependete da Nova Corumbá ocorreu na madrugada da última terça-feira (17) na Avenida General Rondon. Foto: Ayrton Benites/PMC 

Cerca de 780 componentes participaram do desfile, estruturado em setores que conduziram o público por uma linha histórica e simbólica. A abertura destacou a ancestralidade africana e a travessia atlântica. Na sequência, a escola retratou a cobiça colonial no Centro-Oeste e os conflitos pelo território. O ponto central foi a formação do Quilombo do Quariterê e o protagonismo político de Tereza.

O encerramento conectou o passado às lutas atuais do povo negro, reforçando a mensagem de resistência e legado histórico.

As agremiações foram avaliadas nos quesitos samba-enredo, fantasia, bateria, comissão de frente, alegorias, mestre-sala e porta-bandeira, enredo, harmonia e evolução. A apuração ocorreu no fim da tarde de quarta-feira (18), na praça Generoso Ponce, também localizada na avenida General Rondon.

Pontuação final

1º — Mocidade Independente da Nova Corumbá: 159,5 pontos
2º — Império do Morro: 159 pontos
3º — A Pesada: 158 pontos
4º — Estação Primeira do Pantanal: 157,2 pontos
5º — Caprichosos de Corumbá: 156,5 pontos
6º — Vila Mamona: 156,3 pontos
7º — Unidos da Major Gama: 156,3 pontos
8º — Acadêmicos do Pantanal: 154,4 pontos
9º — Marquês de Sapucaí: 154,4 pontos
10º — Imperatriz Corumbaense: 151,9 pontos

Acesse as redes sociais do Estado Online no Facebook Instagram.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *