Mato Grosso do Sul pode ser considerado como um dos berços da música sertaneja, com locais como Goiás e Mato Grosso. Portanto, sempre há novos talentos despontando no cenário musical, como o caso da dupla Henry e Santiago.
O projeto Henry e Santiago, composto por Sergio Henrique Vieira e Valdinei Ribeiro Mendonça, começou em 2023. O encontro dos artistas foi fruto da iniciativa de Fábio, da dupla Fábio & Júnior, que enxergou o potencial de ambos e os incentivou a seguir juntos na carreira musical.
“Tínhamos a vontade de trabalhar com música, de forma correta. Ali se iniciou a dupla, organizando o repertório, com shows principalmente em bares. Tentamos nos autoproduzir, porque o mercado hoje é bem complicado, então procuramos nos profissionalizar, estudar música”, contou Henry, ao jornal O Estado.
Desde então, Henry & Santiago têm trabalhado para conquistar seu espaço no cenário sertanejo. Com dedicação e amor pela música, a dupla vem alcançando seus objetivos e expandindo seu público. Cada nova apresentação é uma oportunidade de levar alegria aos fãs e de fortalecer sua conexão com a plateia, que os recebe com carinho e entusiasmo.
“É muito gratificante ver o quanto crescemos desde o início dessa caminhada. Sempre sonhamos em viver da música, e hoje podemos dizer que essa parceria deu certo. Levar alegria para o povo é o que mais nos motiva”, afirmam Henry.
Como dupla, a parceria é recente, mas cada um deles já teve outros projetos anteriores, que resultaram em quase 20 anos de carreira no meio musical. “O que nos uniu foram as ideias semelhantes para a construção do nosso projeto e o amor pela música, que motivou a estarmos até hoje aqui. Tudo que a gente faz, procuramos fazer bem feito, com gosto”, reafirma o cantor.
O sertanejo
O gênero musical sertanejo segue firme e forte no Brasil. Segundo pesquisa realizada pelas empresas Crowley, que monitora rádios desde 1997 e Connectmix, que divulga dados do ranking de rádios, os artistas sertanejos seguem liderando o topo das paradas, com nomes como Lauana Prado, Gusttavo Lima e Simone Mendes. Para nomes ainda em crescimento como Henry & e Santiago, o mercado “é competitivo demais. Mas procuramos manter a nossa identidade, para entrar no mercado e se diferenciar”.
Para Henry, essa identidade própria começa na voz. “Principalmente o Santiago, que até hoje não vi nada parecido, é até difícil explicar”, comenta.
Inspirações e futuro
Com tantos nomes no meio, os ‘padrinhos’ nunca são esquecidos como referência no meio. “Dentro do nosso Mato Grosso Sul temos como referência a dupla Fabio & Junior, que consideramos os nossos padrinhos, sempre nos incentivou e mostrou o caminho certo, deu oportunidade, e já dividimos o palco com eles. O pessoal das antigas também, como João Bosco e Vinicíus. Outros artistas que também nos motivam, e que nos inspiram a pensar mais alto são duplas como Mato Grosso e Matias, Zezé de Camargo e Luciano, Edson e Hudson, Gean e Giovani, Bruno e Marone”.
Sobre o sertanejo universitário, vertente que teve o ápice nos anos 2010, o cantor acredita que serviu como um ‘chamamento’, para a nova geração.
“A verdadeira raiz do sertanejo é a moda caipira, o ‘modão’. O sertanejo universitário veio para agregar os mais novos, que tinha um certo preconceito, achava música de gente mais velha. E foi isso que aconteceu, temos o Gusttavo Lima, Luan Santana, que explodiu no meio universitário e que agora estão ‘puxando’ de novo as modas, e o público está aceitando bem, não tem mais o preconceito”, destaca.
Sempre exaltando o par, Henry aponta a voz do amigo como um chamariz para o sucesso. “Tivemos uma experiência boa, ficamos com medo no começo, porque o Santiago era segunda voz, não tinha experiência como primeira, mas sempre acreditei nele, o incentivava. Consegui abrir os olhos dele, e começamos a criar um repertório, e fizemos o primeiro show, as pessoas que já seguiam nosso trabalho se surpreenderam. O pessoal recebeu bem e até hoje, não falta oportunidade”, comenta.
O desejo para 2025 é a gravação de um clipe oficial, gravação e DVD, para se lançar de forma concreta no meio. “O Santiago também trabalha com composições, uma das músicas dele saiu no DVD da dupla Larissa e Mariana. Ele também já fez música para diversos outros artistas”.
Mais informações sobre a dupla podem ser conferidas nas redes sociais @henryesantiagooficial.
Por Carolina Rampi
Confira as redes sociais do O Estado Online no Facebook e Instagram
Leia mais
Festa do Pequi e Carnaval são as atrações principais da agenda cultural