Há 57 anos os Beatles gravavam seu primeiro álbum e faziam história

Foi no dia 11 de fevereiro de 1963 que os Beatles concluíram seu primeiro álbum “Please Please Me”, no estúdio Abbey Road, com a produção de George Martin. Composto por 14 canções (oito delas de Lennon/McCartney), a “bolacha” foi gravada toda no mesmo dia, quase como um trabalho ao vivo, ao custo de 400 libras esterlinas. A gravação terminou com o simples e eficiente cover de “Twist and Shout”. Foram necessários 585 minutos, ou seja, 9 horas e 45 minutos para gravar. Com apenas três sessões naquele dia, cada uma com aproximadamente 3 horas de duração, eles produziram uma autêntica representação do que a banda fazia, quando ainda se apresentava no Cavern Club. Hoje a gravação de um álbum pode durar meses. Outra curiosidade do LP é que a canção “Please Please Me” foi gravada em dois canais, com a maior parte dos instrumentos em um canal e os vocais em outro.

Os Beatles já haviam gravado quatro canções anteriormente que fizeram parte de dois singles. O primeiro single com “Love Me Do”/ “P.S. I Love You”, gravado em 11 de setembro, e o segundo com “Please Please Me”/ “Ask Me Why”, que fora gravado em 26 de novembro; ambos em 1962. O álbum contém 14 canções, e para se ter uma ideia, em 1963, geralmente um álbum tinha 7 canções de cada lado.

O álbum foi lançado no Reino Unido com o nome de “Please Please Me” em versão mono, no dia 22 de março de 1963, e em versão estéreo em 26 de abril do mesmo ano. Na época, cada país podia elaborar seus próprios álbuns com nome, capas e seleção de canções particular. Foi por isso que a Vee-Jay Records lançou nos Estados Unidos a versão do álbum inglês com o nome de “Introducing the Beatles”, no dia 22 de julho de 1963. Este álbum continha as mesmas canções do álbum inglês, porém a capa era diferente.

Aqui no Brasil, o lançamento foi uma salada só. Para se ter uma ideia a canção “I Saw Her Standing There” saiu no álbum “Beatlemania”, de 1964, e “Please Please Me”, “Boys”, “Twist and Shout”, “Baby It’s You” e “Do You Want To Know A Secret” no álbum “The Beatles Again”. “A Taste Of Honey” e “There’s A Place” foram lançadas em EP em 1964 junto com “Twist And Shout” e “Do You Want To Know a Secret”. E “Love Me Do” em outro EP no mesmo ano. Isso “bugou” a cabeça de muito fã colecionador de discos anos depois, pode ter certeza.

Em 1976, a discografia mundial foi unificada e os LPs passaram a ter a mesma capa, mesma seleção de canções e mesmo nome. A versão do CD foi lançada em 26 de fevereiro de 1987. Coincidentemente, após o sucesso do filme “Curtindo a Vida Adoidado”, cuja “Twist and Shout” faz parte da trilha em uma cena icônica do longa, alguns covers foram escolhidos por George Martin e pelos Beatles para fazer parte do álbum. Entre elas duas canções anteriormente interpretadas pelo grupo vocal feminino The Shirelles: “Baby It’s You” e “Boys”. Mas, sem dúvida, o maior sucesso entre os covers foi a canção “Twist and Shout”.

“Please Please Me” foi o início de uma trajetória de 12 álbuns de estúdio até 10 de abril de 1970, quando Paul McCartney anunciou que deixaria a banda por meio de um comunicado à imprensa. Passados 57 anos, canções como “Twist and Shout” e “I Saw Her Standing There” continuam encantando fãs, e o disco sendo um recorde de vendas estimado em cerca de um bilhão de cópias. Em 1987, quando foi lançada a versão em CD do álbum “Please Please Me”, consegui comprar também o LP em vinil. O CD eu perdi, mas meu “vinilzão” ainda hoje rola na vitrola.

(Texto: Marcelo Rezende)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *